Notícias

Feriado na China e o impacto no planejamento de negócios com o país

Para fazer negócios com a China é importante saber com antecedência quais serão as datas que podem impactar o cenário de logística internacional.

No dia 1º de outubro de 1949 foi fundada a República Popular da China. Para comemorar esta data, os chineses celebram por 7 dias, promovendo a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país. A data também é conhecida como semana dourada e, em 2020, será celebrada de 1 a 8 de outubro.

A China reconhece 7 feriados como oficiais, durante os quais há o costume de se tirar folga para as celebrações. Quando esses feriados acontecem durante a semana, os trabalhadores geralmente precisam repor os dias posteriormente, mesmo em finais de semana.

É importante saber que os chineses não se guiam por meio do calendário solar, como nos países ocidentais. Eles usam o calendário lunar. Assim, muitos feriados na China não são celebrados sempre na mesma data, sofrendo alterações todo ano, por isso a necessidade de conferir o calendário de feriados chineses em 2018 e a cada novo ano.

Para facilitar a vida dos importadores, nós montamos o calendário de feriados chineses que podem impactar a vida de quem trabalha com logística internacional.

Baixe agora o nosso e-book sobre o cenário de logística na China e conheça os demais feriados oficiais que podem impactar o seu negócio.

Feriado e covid-19

Em 2020, o feriado deve ser acompanhado com mais atenção pelas empresas.

Em agosto, a China enfrentou um pesado congestionamento nos portos do país, devido a fatores como mau tempo e controles do vírus, gerando atraso de liberação da alfândega.

O congestionamento começou a diminuir, mas ainda está acima dos níveis dos últimos três anos.

Há relatos em diversos segmentos do mercado sobre a falta de insumos para a indústria nesse período, devido a situação dos portos chineses.

Por esse motivo, a atenção deve ser redobrada na hora de fazer o planejamento de embarque da sua carga. são esperadas dificuldades de embarque até duas semanas após o grande feriado chinês.

Se você deseja garantir que o feriado não afete negativamente seus negócios, é importante seguir as três etapas a seguir:

1- Planeje sua remessa com cuidado para o período anterior e posterior ao feriado.

2- Se você depende de alguma remessa para abastecer o seu negócio, faça seus pedidos grandes o suficiente para 30 a 40 dias de estoque. As fábricas chinesas levam algum tempo para alcançar sua capacidade total.

3- Escolha o parceiro certo para evitar frustrações.

Nesta época do ano, mais do que em qualquer outra, o parceiro ideal é aquele que possui um suporte e serviços diversificados e que pode maximizar suas chances de entender o cenário atual na China e ajudar no planejamento da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *