O seguro de carga é um serviço de extrema importância para o trabalho de logística internacional. Seja qual for o modal, aéreo, marítimo ou rodoviário, imprevistos e possíveis complicações no processo de importação ou exportação são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento, em decorrência de fatores externos ou que tenham alguma relação com a operação especificamente.
É importante observar e identificar quais são as opções adequadas, assim como ter atenção com o que realmente é importante no momento de contratar um seguro. Por isso, Soraya Magdanelo conversou com o Carlos Lino, da GESCORP Seguros, em dos webinars para esclarecer esses e outros tópicos sobre o assunto.
O que é o seguro internacional de carga e o que ele garante
Segundo Carlos, o seguro garante a reposição da mercadoria em caso de perda total ou parcial, garantindo a entrega do produto, seja no processo de importação ou exportação.
Tipos de seguro
Para a categoria de transporte internacional embarcador, existem duas possiblidades:
- Cobertura ampla A
É considerado o seguro mais utilizado atualmente. Destina-se a produtos novos. Essa categoria de plano, auxilia em casos de acidente com a mercadoria, casos de roubo – seja ele parcial ou total, extravios, avaria grossa e avarias, ou seja, quando o objeto chega ao destino com algum dano.
- Cobertura restrita C
Nesse seguro, não é concedido a cobertura em caso de avarias. Para essa categoria, é feito o trabalho de produtos usados, que já possam ter sofrido algum tipo de danificação externa.
Atualmente, esses são os dois modelos de seguros de cargas internacionais disponíveis no mercado. Mas vale ressaltar que, caso seja necessário, ajustes podem ser feitos no plano de acordo com a necessidade de cada empresa e/ou demanda.
O cálculo
Ao fazer o cálculo do seguro, é fundamental identificar quais serão as verbas necessárias a serem contratadas, como por exemplo, frete internacional e despesas do importador. Os custos são calculados sobre os serviços e os gastos que o cliente deseja incluir como carga assegurada, seguida da multiplicação de uma taxa que irá depender de algumas variáveis, como tipo de mercadoria, transporte, volume, entre outros.
Encontrando o modelo ideal
Primeiramente, é importante entender a demanda logística e as particularidades da operação. Em seguida, baseado nas necessidades e demandas, é feita a escolha da modalidade do seguro. Nesse caso, depois de estabelecido o modelo adequado, se ainda houver necessidade de adicionar um serviço no seguro, é nesse momento que a seguradora deve incluí-lo.
É importante ressaltar que, algumas cargas possuem diretrizes obrigatórias no momento da contratação do seguro. Consulte e verifique com a empresa parceira.