Recentes ataques de militantes Houthi, apoiados pelo Irã, a navios no Mar Vermelho têm afetado o comércio global. A situação no Mar Vermelho, uma rota crítica para o transporte marítimo internacional, está sofrendo impactos significativos sobre o custo e a eficiência das operações do transporte marítimo.
Suspensão dos serviços e desvios de rotas
Com o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro, mais de uma dúzia de navios foram atacados, levando várias grandes companhias de navegação e transportadoras de petróleo a suspenderem seus serviços através do Mar Vermelho. Empresas como MSC, Maersk, Hapag Lloyd, CMA CGM, Yang Ming Marine Transport e Evergreen anunciaram a mudança de suas rotas pela região. Essas medidas visam garantir a segurança dos navios, afetando cerca de 60% do comércio global.
Atrasos e aumento no preço dos fretes
Desde o início deste conflito, por exemplo, observou-se um aumento de 5% nos custos de frete da Ásia para a Costa Leste dos EUA. Essa tendência de alta pode se intensificar, já que muitas empresas estão evitando o Canal de Suez, que desemboca no Mar Vermelho, optando por rotas alternativas ao redor da África.
Essas rotas alternativas podem adicionar até 14 dias ao percurso de navegação, o que resulta em atrasos inevitáveis na entrega de contêineres.
Cerca de 19.000 navios passam anualmente pelo Canal de Suez, e o tempo prolongado no mar poderá absorver 20% da capacidade da frota global. Em uma nota aos seus clientes, a consultoria Moody’s enfatizou que esta situação eleva o risco de novas interrupções nas cadeias de suprimentos globais.
Frente a estes desafios, a equipe da Pluscargo está disponível para guiar seus clientes sobre como planejar
embarques que passam pela região nas próximas semanas e oferecer so
luções personalizadas para mitigar os riscos e garantir a eficiência das operações de transporte de carga.
Fontes: Reuters e CNBC