O recente conflito entre Israel e Hamas teve grandes repercussões na logística mundial, com notáveis interrupções tanto nas operações portuárias quanto nas aéreas da região. Estamos profundamente preocupados e tristes com o agravamento do conflito. Empresas e indivíduos com interesses na região devem se manter atualizados.
Israel, mesmo diante dos desafios atuais, mantém ativas suas principais portas de comércio aéreo e marítimo. Seus principais parceiros comerciais incluem China, Estados Unidos, Alemanha e Turquia.
Transporte Marítimo: Interrupções e Mudanças de Tarifas
Embora os principais portos de Israel, incluindo terminais-chave em Ashdod e Haifa, sigam operando, atualmente existe congestionamento em Ashdod devido ao aumento dos controles de segurança e à escassez de mão de obra. Isso resultou em tempos de espera mais prolongados. Os serviços internos, tanto rodoviários quanto ferroviários, operam normalmente em todo o país.
Devido a restrições governamentais, certos produtos perigosos não podem ser liberados no porto de Ashdod no momento. Portanto, não é possível fazer novas reservas para cargas perigosas restritas.
Em relação aos preços, as tarifas de contêineres da China para o porto de Ashdod caíram cerca de 10% na última semana. No entanto, isso ainda está em linha com as tarifas gerais da região. Indicando os tempos atuais, a transportadora israelense Zim alertou sobre possíveis interrupções no serviço a curto prazo e anunciou uma sobretaxa de risco de guerra entre $80 e $120 para contêineres de e para portos israelenses.
Seguradoras impuseram prêmios adicionais, que aumentaram até dez vezes, para viagens a Israel, representando entre 0,15% e 0,2% do valor de um navio.
Conforme um relatório recente da S&P Global Market Intelligence, o nível de risco em cinco portos israelenses varia de muito alto a grave. É considerado “muito provável” que os portos de Ashdod e Ashkelon enfrentam fechamentos não programados devido à situação de segurança.
Os preços do petróleo também subiram por conta do conflito, com o Brent aumentando 3,3% nos últimos cinco dias.
Transporte Aéreo: Suspensões e Operações Limitadas
Embora a Autoridade Aeroportuária de Israel, que opera o Aeroporto Internacional Ben Gurion, tenha afirmado que as operações prosseguem normalmente, o quadro de voos ao vivo do aeroporto mostra inúmeros voos cancelados e atrasados.
Companhias aéreas como Lufthansa e American Airlines decidiram suspender ou limitar suas operações para e de Israel. No entanto, empresas de aluguel de aeronaves, como Chapman Freeborn, indicaram que suas operações de voo fretado no Aeroporto Internacional Ben Gurion continuam sem alterações.
Para mais informações sobre a capacidade comercial em Israel e as atuais limitações nos envios para e do país, entre em contato com um especialista da Pluscargo Brasil.