Notícias

Outubro Rosa: a importância do combate e prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. A ideia é conscientizar mulheres sobre a importância de evitar a doença. O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo.

No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

A Pluscargo apoia o combate e a prevenção ao câncer de mama. Queremos incentivar nossa equipe e parceiros a entrar no movimento de conscientização.

Prevenção e a covid-19

A epidemia de covid-19 fez com que mulheres brasileiras deixassem de realizar exames mamográficos de prevenção contra o câncer de mama neste ano.

De acordo com um levantamento das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, cerca de 50 mil novos casos deixaram de ser diagnosticados entre março e maio deste ano. A estimativa é que este número já possa ter chegado a 150 mil.

O medo de se expor ao vírus tem provocado que elas deixem de dar a devida atenção a problemas que demandam cuidados sérios.

Por isso, a indicação para que mulheres façam exames de rotina é urgente. A mamografia é capaz de reduzir a taxa de mortalidade em até 30%.

Como surgiu a campanha

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo.

O movimento começou nos Estados Unidos, unificando diversas ações isoladas que aconteciam em vários estados antes da aprovação do Congresso sobre tornar o mês de outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Na última década do século 20, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

A popularidade do Outubro Rosa também chegou ao Brasil, motivando empresas, associações e diversos grupos a produzir conteúdo sobre o tema e utilizar a cor rosa em vários eventos e iluminação de fachadas de prédios públicos e privados, uma forma de chamar a atenção para o movimento em outubro.

7 dicas para prevenir o câncer de mama

1- Mantenha uma dieta equilibrada. Isso ajuda a manter a saúde em dia.

2- Pratique atividade física. Isso traz saúde, bem-estar e disposição.

3- Não fume. Cigarro aumenta o risco de câncer de mama e prejudica os pulmões também.

4- Cuidado com o peso: a obesidade também aumenta o risco de desenvolver a doença.

5- Aproveite o conteúdo. Procure no Google sobre Outubro Rosa e conheça as ações para conscientizar sobre o tema.

6- Faça sempre o autoexame. Mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente.

7- Cuide-se! O câncer de mama é curável desde que descoberto em seu estágio inicial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *