Autorresponsabilidade é uma habilidade cada vez mais necessária no mundo corporativo. É, afinal, o ato de ter ciência de suas ações. Tomar para si a responsabilidade própria das suas falas, comportamentos, pensamentos. Sejam eles racionais ou puramente emocionais.
É um ato particular que valoriza o coletivo como um todo e que, dessa maneira, faz com que empresas sejam muito mais conscientes e seguras dos caminhos que tomam junto de todos seus funcionários.
Assim, a Pluscargo anunciou “autorresponsabilidade” como a palavra que vai nortear toda a empresa em 2019. Mais do que uma expressão a ser celebrada, o termo tem como objetivo o desejo de fazer com que todos colaboradores se protagonizem no ambiente de trabalho.
“O mercado tradicional está chegando ao fim”, disse Soraya Magdanelo, managing director da Pluscargo no Brasil. “A realidade mudou. Tiramos 30 dias de férias e, na volta, tudo está diferente.”
Além disso, mais do que mudanças de processos, muitas profissões podem sumir nessa leva de transformações. Segundo o estudo O Futuro do Emprego, da Universidade de Oxford, 47% das profissões correm o risco de serem substituídas por máquinas nos próximos anos.
Pluscargo mira o futuro
Dessa forma, a autorresponsabilidade se faz necessária. Ao ter consciência de suas ações, profissionais conseguem se tornar imprescindíveis dentro do ambiente de trabalho. Ao ter responsabilidade sobre tudo que você faz, é possível gerar mais inteligência criativa, atributo este que diferencia profissionais de simples máquinas, distanciando-os de um trabalho robótico.
“Você precisa se conectar com você mesmo, se gerenciar. É ter inteligência interpessoal, é conviver com o outro e respeitar”, completou Soraya Magdanelo.
Só dessa maneira que a pessoa irá conseguir destaque frente às inovações que chegam pelo caminho e, principalmente, a fazer com que a sua profissão caminhe junto com toda a inovação que se apresenta.
“Nós fomos condicionados a optar pelo caminho que nos afasta do risco ao invés do caminho do que a gente deseja”, disse Magdanelo. “O resultado disso é que a gente virou o que restou depois de evitar todos os riscos. Em 2019, vamos trabalhar o ‘protagonize-se’”.
Exercícios coletivos
Para ajudar no exercício da autorresponsabilidade, a Pluscargo anunciou uma série de patrocínios ao esporte para seus colaboradores.
Dessa maneira, equipes terão mais informações e treinamento para atingir e superar seus objetivos. É uma forma prática de alcançar o protagonismo da sua vida.
Abaixo, alguns dos incentivos que os funcionários contarão na área esportiva por parte da Pluscargo:
1-Assessoria esportiva
Um conceituado atleta dará assessoria esportiva voltada para a corrida de rua. Além disso, foi contratada uma plataforma online onde os treinos são enviados semanalmente a todos os funcionários interessados. Um encontro presencial também irá promover treinamento em grupo.
2- Iniciativa com equipe: Triatlo
Três voluntários irão seguir um plano de treinamento para participar de uma prova de triatlo, esporte que mescla ciclismo, natação e corrida. No dia da prova, a Pluscargo fará um evento coletivo na praia para celebrar a conquista desses três funcionários e atletas.
3- Patrocínio da equipe de triatlo
O nome da Pluscargo já está estampado na camisa de treinamento da BK Assessoria, uma empresa especializada em triatlo com aproximadamente 200 atletas e que tem sua base de treinamento na USP.