A partir do dia 1 de outubro, a China comemora o seu Dia Nacional, também conhecido como Golden Week. Depois do Ano Novo Chinês, esse é um dos feriados mais importantes do país.
Com duração de uma semana, é nesse período que acontece a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país, além de ser um momento importante para quem trabalha com logística internacional, já que o país asiático é o maior exportador do mundo.
Há uma redução considerável da mão de obra durante o feriado, o que gera um atraso nos processos e nas saídas de navios. Essa lentidão não impacta apenas o momento em si, mas também gera consequências após a Golden Week.
O cenário promove um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, já que há uma alta na necessidade de embarques e, ao mesmo tempo, há uma escassez de espaço no modal marítimo. Como resultado, há uma elevação do frete por meio de aumento direto em seu valor ou por intermédio de taxas adicionais.
Isso acontece em todo feriado em que há uma redução nas saídas de navios e, consequentemente, de espaços nas embarcações.
Algumas dicas importantes para dar mais agilidade nas operações durante esse período:
1- Planeje sua remessa com antecedência para garantir que tudo dê certo. Pode esperar mais um pouco? Reveja os planos para depois do feriado.
2- Em 2022, além do período da Golden Week, ainda existem gargalos consideráveis em portos da Costa Oeste americana e Europa. É importante considerar essa situação e verificar qual a melhor opção para o embarque da sua carga.
3- Escolha o parceiro certo para evitar frustrações: nessa época do ano, mais do que em qualquer outra, o parceiro ideal é aquele que possui um suporte e serviços diversificados e que pode maximizar suas chances de fazer uma operação logística de acordo com as suas necessidades.
Está buscando uma solução para a data? Entre em contato com um especialista da Pluscarco para mais orientações.
E prepare-se: o próximo feriado chinês que pode causar impacto no planejamento das empresas será de 21 a 27 de janeiro, quando é comemorado o Ano Novo Chinês. Planejamento é a chave dos bons negócios!