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Tendências que vão redesenhar a logística internacional nos próximos anos

Por Soraya Magdanelo, managing director da Pluscargo Brasil

O ano de 2022 foi um período repleto de mudanças para o cenário da exportação. A retomada da economia pós-pandemia estabeleceu diversos desafios e fez com que as empresas e líderes pensassem em soluções para os problemas atuais e aqueles que, inevitavelmente, irão chegar, sobretudo num mundo mais tecnológico e conectado. A partir disso, enfrentar questões globais em uma economia mais competitiva se faz extremamente necessário. 

Nesse sentido, a Pluscargo Brasil está atenta a todas as transformações que atingem a conjuntura de logística internacional e como elas afetam as operações dos nossos parceiros. Questões climáticas, processos de automação, inclusão e o papel dos profissionais do futuro são pontos que estão no nosso horizonte. 

Por isso, juntamente com a equipe de especialistas da Pluscargo, reunimos quais são as principais tendências mais importantes para acompanhar este ano, para que assim possamos traçar cenários de oportunidades. 

1 – Melhores práticas ambientais e consciência climática 

A questão climática, sobretudo nos últimos dez anos, passou a ocupar um lugar de destaque nos debates globais, seja por governos, empresas e organizações. Os consumidores de hoje possuem uma maior consciência ambiental, e essa compreensão gera uma grande pressão para que com que os representantes públicos, e principalmente as instituições que fornecem algum tipo de serviço ou produto, adotem práticas mais sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente. A adoção de materiais de embalagem ecologicamente corretos, logística verde e soluções de energia renovável são exemplos de medidas que proporcionam à cadeia logística maior flexibilidade e menor impacto ambiental.

2 – Desenvolvimento tecnológico e digitalização de serviços 

Por falar em avanços digitais, um dos tópicos que devem ser analisados com bastante atenção em 2023 é a adoção de ferramentas, progressivamente mais tecnológicas, no âmbito social. Essas novidades são relevantes e chamam a atenção de um grande número de empresas. Por isso, cada vez mais o mercado escolhe por companhias que utilizem  dispositivos de “inteligência digital” para automatizar processos a fim de otimizar métodos e diminuir burocracias. É imprescindível a abertura à adoção de tecnologias de ponta, para adquirir maior agilidade nas operações e na tomada de decisão.      

3 – Inclusão e Diversidade 

A conexão digital aguçou o olhar do consumidor em relação às injustiças sociais que ainda se fazem presentes na nossa sociedade, mas assim como as questões climáticas, estes estão atentos com o que as empresas defendem ou se identificam. Elaborar e colocar em prática processos que contribuam para uma maior diversidade é de extrema relevância, não só para promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas, mas também para construir a identidade de uma empresa perante ao público que a consome. É necessário ter consistência nas ações e garantir processos plenos de integração. 

4 – Um novo perfil de profissional 

A pandemia modificou nossos hábitos e a maneira com que trabalhamos. Somada às mudanças com a evolução digital, a demanda por profissionais capacitados em novas tecnologias como programação, design humanizado e big data, aumentou de maneira significativa, causando uma escassez desses trabalhadores. Desse modo, a retomada dos mercados e da economia global impõe que mais pessoas com essas características sejam contratadas, não só para cumprir uma função específica, mas para propor e elaborar uma maior agilidade nos serviços prestados. 

5 – Conexão digital e redução de riscos 

O gerenciamento e a busca pela contenção de riscos em relação ao estoque ou as estratégias logísticas adotadas pelas empresas são temas que não ficam mais fora do debate mercadológico. Com a possibilidade de integração tecnológica de serviços e a possibilidade de acompanhar em tempo real o transporte de carga, as empresas podem  tomar decisões mais informadas sobre quais operações ou soluções se adequam melhor para os diferentes tipos de clientes. Com a adoção de mecanismo de rastreamento a partir de robôs ou IoT (Internet das Coisas), por exemplo, as companhias podem melhorar a experiência geral do cliente, fornecendo informações mais precisas sobre o status da operação logística. 

 

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