Notícias

Dicas para lidar com a variação cambial

A variação cambial é o reflexo da interferência de diversas variáveis mundo afora no valor de uma moeda frente à outra. Para o comércio exterior, a variação cambial é um dos fatores que mais influenciam nas negociações e nos valores das transações. O valor da moeda influencia no preço do produto a ser importado ou exportado, o que pode ser um problema.

Roberta Folgueral, gerente geral comercial da Advanced Corretora, diz que a solução para esse problema são produtos de câmbio como a trava e o hedge. A diferença básica entre os dois produtos está no desejo do cliente, se ele quer previsibilidade ou fluxo de caixa.

Hoje os produtos cambiais estão muito mais acessíveis. Não são mais reservados apenas para empresas de baixo e médio volume de faturamento. Pequenos e médios importadores e exportadores até agentes de carga podem ter acesso a esses produtos. Existem agora bancos e corretoras de câmbio com maior especialização na logística do comércio exterior.

Outra novidade é que as corretoras de câmbio podem realizar operações de até 300 mil dólares ou moeda equivalente. Então as corretoras não assumem mais o papel de intermediária apenas.

“As corretoras entraram para uma disputa com os bancos e, ainda, conseguem levar mais vantagem, porque conseguem fazer o equilíbrio entre plataformas digitais de atendimento e tecnologias importantes. Nesses tempos bicudos em que a gente vem sendo submetido, eu acho que as pessoas estão super sensíveis e o que a gente mais quer é ter um ser humano do outro lado sem perder o laço da necessidade tecnológica”, explica Folgueral.

DICAS PARA LIDAR COM AS VARIAÇÕES CAMBIAIS

Com o aumento das variações cambiais relacionados a pandemia do covid-19, Folgueral diz que é essencial possuir informação de qualidade, realizar um estudo contínuo do câmbio e das necessidades da empresa para que seja possível entender qual produto de câmbio é necessário. Dessas sugestões, começa-se a possuir o entendimento de várias subcategorias de soluções que auxiliarão nessa fase de muita volatilidade.

“Para as pessoas que estão chegando ao comércio exterior agora, que para eles é mais fácil ficar antenado em vários temas, olhar para câmbio é mandatório. Para quem já está inserido no comércio exterior, gerente ou diretor, ter uma fonte confiável de dados é outra coisa mandatória. Fonte confiável de dados, por favor, não é site de notícias que dá cotação da moeda, é o teu banco de relacionamentos ou sua corretora de relacionamentos, para você começar a formar um juízo de valor e entender qual é o melhor momento para você fechar aquela operação”, complementa Folgueral.

Ouça o episódio do LogísticaPLUS sobre o tema e saiba como lidar com a variação cambial:

Spotify: bit.ly/cambio-plus
Apple: bit.ly/pluscast-apple
Deezer: bit.ly/plus-deezer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *