Notícias

Dia Nacional do Doador de Sangue: por que se tornar um?

Dia Nacional do Doador de Sangue

Se tornar um doador de sangue vai muito além de apenas fazer bem ao próximo e contribuir com o abastecimento dos hemocentros. É um ato que ajuda a salvar vidas.

Quem doa, também pode contar com alguns benefícios para a saúde, como melhorias no sistema cardiovascular e diminuição das chances de desenvolver alguns tipos de câncer, como no pulmão e fígado, por exemplo.

Por causa da pandemia, segundo o Ministério da Saúde, em 2020, foi registrada uma queda de cerca de 15% a 20% no total de doações comparadas a 2019.

Embora esse seja um fator relevante, especialmente pela tensão em se deslocar até um dos pontos de doação, é importante ressaltar que os hemocentros e hospitais adotaram medidas de prevenção para garantir a segurança da população.

Agendamento de horário e o comparecimento até o local sem acompanhantes são algumas delas. Em relação à covid-19 e a vacinação, é importante ressaltar que:

  • Em caso de contaminação comprovada, é necessário aguardar 30 dias para recuperação completa
  • Já em relação à vacinação, a Coronavac requer uma espera de 48h. Para as outras vacinas, como a Pfizer e AstraZeneca, o tempo adequado é de 7 dias
  • Além disso, existem requisitos imprescindíveis para se tornar um doador. Todos eles podem ser conferidos aqui

Verifique o ponto de coleta mais próximo de você e ajude a salvar vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *