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A situação das fronteiras dos países afetados pelo COVID-19

O fechamento das fronteiras é uma das medidas que muitas economias globais anunciaram nos últimos dias como necessária para frear o contágio do coronavírus (COVID-19).

Na América Latina, países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia já anunciaram o fechamento das fronteiras.

Já na União Europeia, a entrada estará proibida por ao menos 30 dias.A medida foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia (Executivo do bloco), Ursula von der Leyen, na tarde desta segunda (16/3) e engloba os 27 países da União Europeia mais quatro que fazem parte da zona Schengen, espaço de livre circulação dentro do continente.

A promessa de que o transporte de mercadorias não seria interrompido pelas medidas parecia estar sendo descumprida na quarta-feira (18/3), especialmente na Hungria, país sem saída para o mar que virou um gargalo na Europa esta semana.

Situação das fronteiras na Argentina

Na quinta-feira, 19/3, a Argentina decretou quarentena total no país. As fronteiras continuam liberando mercadorias. Há atrasos e morosidade nos serviços, por conta das exigências sanitárias e novos procedimentos, mas as cargas estão sendo liberadas.

 

Situação das fronteiras no Brasil

O governo brasileiro decidiu nesta quinta-feira, 19/3, fechar as fronteiras com oito países com os quais tem divisa terrestre na América do Sul. A decisão foi publicada na portaria 125 de uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Por 15 dias, estarão fechadas as fronteiras com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.

Na noite do dia 19/3, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou o fechamento de divisas, com a suspensão de voos para alguns estados e atracação de navios de cruzeiro com origem em estados e países onde a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada. Isso não vale para a operação de cargas marítimas.

 

Situação das fronteiras e impacto no Comércio Exterior

Apesar da determinação do fechamento das fronteiras não proibir o trânsito de mercadorias entre os países e sim a circulação de pessoas, há um reflexo indireto no transporte de cargas, gerando atrasos e redirecionamento das exportações para abastecer o mercado interno.

Além disso, a falta de contêineres que acumulou diversos tipos de produtos nos portos pode ficar pior com maiores precauções da China contra o coronavírus em relação aos navios que chegam.

À medida que a doença se torna global, o porto de Fuzhou começa a colocar em quarentena navios que chegam de países como Estados Unidos por 14 dias, o que ameaça agravar a crise.

Visto isso, cabe identificar quais os possíveis resultados dessas ações e como isso vai impactar o trânsito de mercadorias para o comércio internacional.

Os especialistas da Pluscargo levantaram esses dados até o dia 19/3 para informar aos clientes as modificações de rotas internacionais:

CHINA
Os escritórios estão funcionando normalmente, com exceção da região de Wuhan).
Armadores com menores alocações estão com espaço comprometido, mas nã há problemas para embarque.
Os bookings estão todos sendo liberados de acordo com cada demanda, e os níveis de fretes se mantém para primeira quinzena de abril, com tendência de queda, pois o IMO 2020 teve redução em alguns armadores.

ITÁLIA
Os embarques marítimos estão enfrentando atrasos nos serviços de RAIL ou no terminal como alfândega/desembaraço por conta dos controles sanitários e processos de desinfestação.
Os caminhoneiros enfrentam dificuldades para efetuar coletas de carga.
Fábricas de exportadores estão sendo fechadas gradativamente e, a partir da próxima semana, a maior parte deve estar sem atividades.

FRANÇA
Toda a logística está afetada, dificuldade de conseguir bookings, soluções de pick up e profissionais para fazer o desembaraço de mercadorias.
Armadores: capacidade reduziu para 30%. E deve reduzir ainda mais para 50% nos próximos dias.
Atividades nos portos: estão funcionando com lentidão.
Warehouses: operação reduzida.
Customs administration: alguns setores estão fechados.

ALEMANHA
Toda a logística está afetada. As companhias de transporte interno estão com permissão de fazer as coletas apenas em locais que não pertença à nenhuma área de risco. Algumas empresas só estão permitindo entradas de motoristas que estejam devidamente protegidos.
O tempo de espera na fronteira com a Polônia são de até 35 horas. O tempo de espera dos outros países do leste Europeu são certa de 6 a 8 horas.
Operações de portos, trens e barcaças estão com atrasos.
Há um grande backlog das cargas que vieram da China, e o páis também enfrenta falta de equipamentos (especialmente para container 40´).

ESPANHA
Portos continuam em operação, apesar das restrições impostas pelo governo, dificultando o acesso das pessoas ao local de trabalho.
É esperado atrasos nas entregas por conta do cenário de restrições de fronteiras.

PORTUGAL
Em 19/3 foi decretada Emergência Nacional e, em breve, devem informar quais as medidas restritivas para a população em geral.
O porto de Leixões e Sines estão funcionando normalmente embora com algumas pequenas restrições devido às medidas de segurança estabelecidas.
O porto de Lisboa está fechado devido à greve dos estivadores, mas deve ser reaberto, já que as greves estão proibidas durante este período.

BÉLGICA
As operações seguem, mas há relatos de falta de equipamentos, poucas companhias de Trucking e movimentações com mais atraso.
As fábricas estão exigindo um interval maior para carregamento de cargas.
O porto segue funcionando normalmente

ÍNDIA
Alguns armadores estão entrando com navios com capacidades maiores em quantidade de TEUS para atender a demanda, mas ainda há relatos de falta de equipamentos. Foram anunciados novos blank sailings para as próximas semanas. Bookings sendo liberados a partir de abril.

TURQUIA
Portos e terminais seguem com suas operações normalmente.

EUA
Miami Port: estará fechado nos dias 23/3 e 24/3.
Port Everglades: reduziu seu horário de funcionamento a partir de 19/3, de cinco dias úteis para quatro dias úteis por semana, e estará fechado às quintas, sábados e domingos.

Companhias aéreas

Aqui é importante ressaltar que, tanto para importação como para exportação, o cenário muda diariamente e é preciso analisar cada necessidade de embarque para entender quais são as soluções disponíveis.

É importante que as cargas para embarque sejam confirmadas o mais rápido possível, evitando assim aumento de tarifa quando há necessidade de nova cotação.

Pedido de cotação de medicamentos, cargas hospitalares, químicos perigosos ou não e cargas com bateria:
As companhias aéreas só estão fazendo cotações quando apresentado MSDS e shipper’s declaration, aceitando apenas frete pré-pago para esse tipo de carga.

Cargueiros:
Há bastante limitação das companhias aéreas para destinos que não sejam VCP e GRU, em São Paulo.
Os voos Cargueiro são as opções mais viáveis verificadas nesse cenário, via VCP, utilizando caminhões para remover a carga.

Para entender as melhores possibilidades de envio da sua carga durante esse período, entre em contato com um especialista da Pluscargo Brasil.

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