Notícias

Ano novo chinês e carnaval no Brasil: o que altera no cenário de logística internacional?

ano novo chinês

Para quem pensa que os Chineses só trabalham e nunca param de produzir, está enganado. Assim como o Brasil tem seus feriados prolongados, a China possui o Ano Novo chinês que é  representado por várias tradições e rituais, sendo considerado um dos feriados mais importantes para a cultura chinesa.

O fato deste feriado ocorrer em um período consideravelmente ativo no comércio Brasileiro, impacta diretamente nas entregas dos pedidos das empresas brasileiras que dependem da importação de produtos chineses para manter em andamento a sua linha de produção ou aqueles que apenas comercializam produtos importados da China.

Durante este período as fábricas param por até 15 dias. Dependendo da região e nesta data os trabalhadores das fábricas mais afastadas retornam as suas casas para comemorar a data junto as suas famílias.

Em 2018, o Ano Novo Chinês começa em 16 de fevereiro e vai até 2 de março.

Em questões logísticas, os embarques marítimos sofrem com a paralisação dos portos, que tem saídas suspensas na primeira semana do Ano novo chinês e, na semana seguinte, é enfrentado problemas de espaço no porto e para carregar os navios pelo aumento excessivo do número de cargas, o que pode ocasionar a “rolagem” da carga para a semana seguinte.

Já os aeroportos continuam a topo vapor, porém, com uma alta considerável no número de passageiros, que é prioridade de venda para as cias aéreas, fazendo assim com que algumas cargas não consigam espaço para embarque com tanta facilidade, o famoso PEAK SEASON.

Curiosamente, você sabia que, em 2018, o Ano Novo chinês é simbolizado pelo CÃO no horóscopo Chinês? É o elemento terra, e que está diretamente ligado ao lógico e racional, onde as idéias e estratégias terão maiores chances de alcançar o sucesso.

Assim como também é em 2018 que o ano novo Chinês se inicia logo após o Carnaval brasileiro, que também está relacionado diretamente ao cenário de logística nacional. E, por questões culturais, o Carnaval é o feriado que mais envolve festas e paralisação das empresas no Brasil.

Seja como for, você já planejou a sua importação?

Nosso conselho é de que mantenham seus embarques previamente programados, garantindo assim  o booking e preparando-o para que não haja atrasos ou qualquer tipo de contratempo nos seus embarques.

Converse com um especialista da Pluscargo e entenda a melhor maneira de planejar a logística da sua empresa durante esse período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *