Notícias

  Brasil estreita relações comerciais com a Colômbia

O comércio bilateral entre Brasil e Colômbia está em expansão. Entre janeiro e outubro deste ano, as exportações brasileiras para o país atingiram US$ 2,567 bilhões, um aumento de quase 14% em relação ao mesmo resultado de 2018 (US$ 2,253 bilhões).

Neste ano, os representantes dos países trataram do aprofundamento das condições bilaterais no comércio, relação que é amparada pelo Acordo de Complementação Econômica Nº 72 (ACE 72), que contempla o Mercosul e está em vigor desde dezembro de 2017.

Segundo Viviane Campos, gerente de exportação marítima da Pluscargo, houve um importante avanço ao incorporar o entendimento automotivo firmado em 2015 e ampliar a liberalização do comércio, que beneficiou, principalmente, os setores têxtil, siderúrgico e automotivo. “Além disso, foi assinado memorando para entendimento que permitirá o reconhecimento mútuo de assinaturas digitais para a emissão de Certificados de Origem Digital (COD)”, destacou.

A executiva diz que a gama de produtos de exportações brasileiras para a Colômbia é bem diversificada e incluem autopeças, máquinas e equipamentos, químicos, plásticos, borrachas, papel, móveis de madeira, agroindústria, metais, vidro, cerâmica e outros. “A Colômbia é um forte importador e está em constante desenvolvimento. Também conta com grandes parceiros no comércio internacional, como Estados Unidos, China, México, Brasil, entre outros países do Mercosul”.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Colômbia é a 3ª maior economia sul-americana e foi o 19.º destino das exportações brasileiras em 2018. No ano passado, as operações da Pluscargo apresentaram um crescimento de aproximadamente 50% em relação a 2017 e foi o melhor ano para a empresa.

 

Forte parceria

“Por essas razões, a Colômbia é estratégica para a Pluscargo. Há nove anos o país tem se tornado um de nossos principais destinos na exportação marítima (consolidada e full contêiner) e aérea em função de uma parceria mundial sólida com uma empresa colombiana”, explica.

A Pluscargo oferece serviço direto e semanal de carga consolidada (LCL) de Santos para Cartagena, com transit time de 13 dias. “Também temos saídas via truck dos terminais da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e ainda de terminais alfandegados do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador até Santos para nossa consolidação”.

A executiva diz que a empresa também oferece serviço de full contêiner (FCL) a partir de todos os portos do Brasil para vários destinos da Colômbia.

Já pelo modal aéreo, as cargas podem sair de qualquer aeroporto de carga do Brasil e principais terminais alfandegados com destino às cidades de Bogotá, Cali e Medellín (via Bogotá). Os voos partem diariamente de Guarulhos ou de Viracopos, em voos cargueiros, nas terças, quartas e quintas-feiras. “Oferecemos consolidação de carga com saída às quintas-feiras”, detalha a executiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *