Produzido pela Pluscargo Porto Alegre, com Luciana Dassoler, Gilberto Cunha e Franciele Machado.
Você sabia que mais de 60% do transporte marítimo mundial é feito por navios? Os porta-contêineres, como são conhecidos, são usados para baratear os custos de logística internacional.
Esses navios foram divididos em algumas categorias:
Panamax: é o termo utilizado para navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá até 2016, quando o canal foi ampliado. Isso significa um comprimento de 1000 pés (305 m), uma boca de 110 pés (33,5 m) e um calado de 85 pés (26 m).
Um navio Panamax deve ter no máximo as seguintes dimensões: comprimento de 294 m, largura 32,3 m, com calado de 12,04 m.
Post-Panamax: Navio cuja capacidade pode chegar a 9000TEUS.
Mega Containerships: Navio com 400m de comprimento, com capacidade de 15000TEUS.
Nos últimos anos, os porta-contêineres aumentaram sua capacidade e tamanho para o carregamento de contêineres, com o objetivo de gerar mais economia e menos poluição.
A nova geração conta com seus gigantes:
MOL Triumph: capacidade 20.150 TEUs.
CSCL Globe: capacidade 19.000 TEUs.
Linha Triple-E da Maersk: capacidade 18.000 TEUs.
Quanto maior a profundidade de um porto, maior é o tamanho das embarcações que podem atracar nele, ou seja, mais produtos podem ser carregados numa única viagem e menor tende a ser o custo logístico.
Para entender como é feita essa verificação e quais navios podem atracar em um porto, é necessário entender o conceito de calado e costado.
Calado
É a expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Espaço ocupado pelo navio dentro da água.
O conhecimento do calado do navio em cada condição de carga e de densidade da água (em função da salinidade e temperatura) é fundamental para determinar a sua navegabilidade sobre zonas pouco profundas, em especial nos portos e em canais.
Toda embarcação pode flutuar entre um calado máximo quando ela está a plena carga e um calado mínimo quando ela está descarregada inteiramente.
Costado
É a parede lateral do barco, que vai desde a linha de flutuação até a borda superior do navio.
Calado do navio x profundidade no porto
Quanto maior o calado, a tendência é que o navio seja mais largo e consequentemente, transporte maior quantidade de cargas. Já quando nos referimos aos portos (cais), estamos nos referindo à profundidade do porto.
Portanto, navio possui calado enquanto os portos possuem profundidade.
Portos Brasileiros
O aumento do tamanho dos navios é uma tendência global. Navios maiores exigem reestruturação na estrutura dos portos, principalmente na questão do calado. Cada centímetro perdido na profundidade do canal significa deixar de receber essas embarcações.
O maior navio já atracado em porto brasileiro foi o Cape Sounio, da armadora Zim, com capacidade de carregar 11 mil TEUS.
As limitações, no entanto, têm afetado portos como Santos (SP), Salvador (BA), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS), entre outros. Os portos brasileiros ainda não estão capacitados para receber a visita dos gigante dos mares.
O Porto de Santos está, gradualmente, se habilitando para atender essa nova demanda. Esta será a chave para melhorar sua competitividade.
Santos permanece como o porto mais influente no conjunto de movimentação de contêineres na América Latina.
Principais portos | Calado |
Porto de Santos (SP) | tráfego de embarcações com calado no máximo de 13 metros |
Porto de Itaguaí (RJ) | tráfego de embarcações com calado no máximo de 20 metros |
Porto de Paranaguá (PR): | tráfego de embarcações com calado no máximo de 16 metros |
Porto de Rio Grande (RS): | tráfego de embarcações com calado máximo de 14 metros |
Porto de Suape (PE) | tráfego de embarcações com calado máximo de 14,5 metros |