As operações de entrada de cargas e mercadorias nas fronteiras com os EUA possuem uma série de regras específicas. Conheça os órgãos fiscalizadores, regras e opções de transporte que são essenciais para garantir agilidade e previsibilidade no desembaraço aduaneiro.
TRANSPORTATION SECURITY ADMINISTRATION – TSA
O TSA (Transportation Security Administration) é responsável pela verificação de segurança do transporte no território no americano. O órgão foi formado depois do atentado de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de obter informações mais precisas sobre a carga e os passageiros transportados.
O TSA possui um programa chamado ”Known Shipper Management System” ou somente “TSA Know Shipper”. Para fazer parte do programa é necessário preencher um formulário dados do responsável pela carga para que o TSA garanta a segurança do transporte. A vantagem de ser um Know Shipper é ter a opção de transportar a carga em um avião de passageiros, além do avião cargueiro. Isso traz mais flexibilidade, mais opções e maior frequência de voos.
AUTOMATED EXPORT SYSTEM – AES
Se uma carga possui commodities que ultrapassam U$ 2.500,00, é necessário registrá-la eletronicamente no AES (Automated Export System). O objetivo do AES é conseguir dados estatísticos de importação por commodity no território americano. Para conseguir autorização do transporte, é necessário registrar o valor da carga no sistema do governo num processo rápido e simples. Depois, é gerado o número de aprovação para a carga ser exportada.
TRANSPORT FOR EXPORTS – T&E
Em modalidades que envolvem mais de um meio de transporte, como o Sea-Air, é essencial conhecer o processo de descarga entre portos nos EUA. O Sea-air é uma alternativa interessante para clientes que desejam um preço menor do que o transporte aéreo direto e possuem cronogramas menos apertados.
Os EUA possuem a vantagem de permitir que a carga seja transferida entre dois portos americanos, funcionando como ponto intermediário antes de ser levado até outro país de destino, sem ter que pagar impostos adicionais. Para tanto, é necessário utilizar o bond Transport for Exports (T&E), cujo registro pode demorar entre 6 a 24 horas no máximo.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO
Dado o tamanho do território dos EUA, o transporte por caminhão e trem não é tão rápido e planejamento é imprescindível para aa garantia os prazos. Por exemplo, o percurso de Los Angeles até Miami demora 12 dias aproximadamente pelo sistema ferroviário. Já, o uso da modalidade express de caminhão, em que há o revezamento entre dois motoristas, pode demorar de três a quatro dias, porém o custo é quase o dobro do transporte por trem.
A Pluscargo possui escritórios nos EUA e no Brasil para dar suporte ao transporte de carga e segurança para os clientes. Fale agora com um especialista da Pluscargo por WhatsApp.
Para saber mais, assista ao webinar no Youtube: