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Coronavírus: atualizações sobre fronteiras, rotas internacionais e informações úteis em 3/4

A pandemia de Covid-19 avança, e o Brasil, assim como diversas economias globais, monitoram números para atender quando vão atingir o pico no número de casos.

No Brasil foram confirmados 7.011 casos da doença. No mundo, no total, são 981.221 casos. Os novos casos podem ser acompanhados em tempo real aqui.

Diante dos impactos crescentes do avanço do coronavírus sobre os negócios, diversos países buscam medidas de alívio por parte dos governos, assim como empresas se movimentam para ajudar comunidades e equilibrar contas durante a crise.

Mas nem toda notícia é ruim. Depois da quarentena, produção industrial da China se recupera.

A China foi o primeiro país a sofrer os efeitos do coronavírus, e agora anuncia uma retomada no crescimento em março. Apesar do avanço, o indicador ainda esta abaixo no nível pré-pandemia.

Grandes províncias industriais chinesas retomaram a produção nesta segunda, dia 30/3. Segundo balanço do governo, 98,6% das principais indústrias do país já estão operando.

Veja as atualizações sobre a situação de alguns dos países afetados pela pandemia:

Rotas marítimas

China

Os armadores estão com espaços disponíveis. Essa é a tendência, uma vez que muitos importadores estão segurando seus pedidos de compra. Com isso, novas omissões de saída foram anunciadas para abril.

Portugal

País segue em emergência nacional.

Os portos de Leixões e Sines estão operando normalmente, embora com algumas pequenas restrições devido às medidas de segurança estabelecidas.

O porto de Lisboa está fechado devido à greve dos estivadores.

Os transportes nacionais continuam 100% operacionais

Itália

Foram anunciados restrição de circulação de pessoas e paralisação de atividades não essenciais de 25/03 até 15/04.

Os serviços de transporte nacional e internacional são considerados essenciais, portanto, podem continuar operando sob rígidos regulamentos de segurança e saúde. Outros serviços, como terminais portuários, armazéns, caminhões, estão em operação, porém com relevante redução de mão de obra.

Essas medidas vão resultar em atrasos nas operações alfandegárias, entrepostos, portos e, consequentemente, em embarques.

Espanha

De acordo com as novas regras governamentais aprovadas na última semana, apenas as fábricas que produzem produtos essenciais podem continuar abertas e em produção. Todas as demais devem ser fechadas até 13/ Abril.

Terminais e CFS: em operação (com restrições)
Portos: funcionando
Truckings: funcionando
Carriers, space e sailings: sem problemas para conseguir bookings

França

Atividades de logística seguem com dificuldade em conseguir bookings, soluções de pick up e profissionais para fazer o desembaraço.

Governo afirmou seu compromisso de manter as atividades relacionadas à logística internacional funcionando durante a crise.

Armadores: capacidade reduzida para 30%. Estima-se redução de 50% nos próximos dias.
Atividades nos portos: com lentidão.
Warehouses: operação reduzida
Customs administration: alguns setores estão fechados.

Alemanha

Fábricas estão reduzindo sua produção devido à falta de peças, pedidos e transporte adequado para o embarque de mercadorias.

Os terminais e armazéns estão trabalhando com mão de obra limitada.

O porto está aberto e funcionando normalmente, com medidas sanitárias.

Armadores estão ficando sem equipamento de contêiner 40, devido ao backlog causado na China. Caminhões e trens funcionam, mas há muitos atrasos nas movimentações.

Acordos de longo prazo estão suspensos.

As fronteiras alemãs estão fechadas. É permitido o tráfego de cargas, mas o tempo de espera é imprevisível, devido às medidas de segurança. Há relatos de congestionamento de 63 km (até 5 mil caminhões) em rodovias próximas às fronteiras.

Bélgica e Irlanda

As operações seguem, porém com dificuldade em conseguir equipamento, poucas companhias de truckings e as movimentações apresentam atraso relevante.

O porto segue funcionando normalmente.

Índia

Terminais: estão funcionando com operação lenta.

Shipper´s factories: maior parte das fábricas fechadas.

Warehouses: completamente bloqueado e somente produtos farmacêuticos estão permitidos

Truckings: estão funcionando com operação lenta. Apenas produtos farmacêuticos estão com permissão de circulação.

EUA

Miami warehouse: aberto e operando.

LAX warehouse: aberto e operando.

Miami Port: funcionando normalmente e programado para fechar no dia 10/4, devido ao feriado.

Port Everglades Terminal: horário de funcionamento reduzido para 4 dias por semana (quinta-feira não vai ter atividades) por período indeterminado.

Porto em Los Angeles: está aberto e operando com 85% da capacidade.

Rotas rodoviárias

No Modal Rodoviário as aduanas continuam trabalhando em horário reduzido, com atrasos e dificuldades operacionais.

Na Argentina, o período de quarentena foi prorrogado até o dia 13/4.

Apesar de as atividades vinculadas ao ao comércio exterior e transporte de mercadorias estarem isentas do cumprimento do isolamento social e da proibição de circular, nem todas as fronteiras estão funcionando no momento.

Situação das fábricas nos países afetados

Embora muitas fábricas estejam fechando em cada país de origem (com exceção da China), seguem em atividade aquelas que produzem produtos hospitalares, setores agrícola e alimentício.

A atividade industrial para outros segmentos está sendo reduzida de acordo com as medidas adotadas em cada país. No Brasil já existe uma parcela de indústrias decretando período de pausa ou férias coletivas até meados de abril.

Rotas Aéreas

Um dos setores que mais sofrem é o da aviação. As três grandes do setor no Brasil, Gol, Latam e Azul, reduziram os voos em mais de 90% por causa da epidemia. Confira nesta matéria quais são as companhias que ainda estão voando para o Brasil.

Para quem está buscando embarque de mercadorias, o cenário exige uma capacidade de análise rápida e a verificação de soluções alternativas às rotas de costume.

Aqui na Pluscargo verificamos que as opções de cargueiro, com alternativas para VCP e GRU ainda continuam como uma boa oportunidade.

Importante: as cotações de suprimentos hospitalares, médicos e remédios, precisam ter frete prepaid pago pelo cliente nesse momento.

Algumas alternativas para importação aérea:

China
A Civil Aviation Administration of China solicitou a redução do número de voos internacionais de passageiros como medida para conter os riscos crescentes dos casos importados do Covid-19.
Agora, cada companhia aérea chinesa só pode manter uma rota para qualquer país específico com não mais de um voo por semana; cada companhia aérea estrangeira só pode manter uma rota para a China com não mais de um voo semanal. Nesse cenário, passamos de 1477 voos semanais para apenas 131. Com menos espaço, é esperado que as tarifas dos bookings sofram alterações constantes.

A Pluscargo está trabalhando com Latam, Qatar, Cargolux, Turkish, Tampa, Ethiopian e Avianca nessa origem, até o momento.

Estados Unidos

Temos opção de voo BRINGER/ABSA cargueiro para Guarulhos e Galeão, com saídas 2 vezes por semana (terças e sextas) de Miami.

Temos cargueiro da LATAM para Guarulhos com 2 saídas por semana.

Europa

Temos mais opções de voo cargueiro em oferta como CV via Luxemburgo, AFKLM via Paris e Amsterdã , Lufthansa via Frankfurt para Campinas. E temos opção de voo cargueiro para Guarulhos com a Turkish, que sai aos finais de semana de Frankfurt.

Na exportação aérea é possível observar cancelamento de cargas já desembaraçadas e necessidade remoção até VCP para embarcar.

Opções de cargueiro da Qatar para DOH e EZE saindo de GRU e Turkish para IST.

Vamos enviar atualizações constantes sobre a situação do Comércio Exterior nesse período.

Está com alguma dúvida sobre como conduzir seu planejamento de logística durante esse período? Entre em contato com a Pluscargo: comunicacao@pluscargo.com.br

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