O transporte de contêineres nos Estados Unidos está em crise. Devido à rápida recuperação no volume dos portos e rampas intermodais, encontrar motoristas para transportar contêineres se tornou uma tarefa difícil, o que provoca um congestionamento nos portos do país.
O motivo é que a cadeia de suprimentos não estava acostumada a mudanças tão grandes, como a acompanhada desde o 2º trimestre deste ano, quando a demanda ficou baixa por conta da pandemia de covid-19, seguido de uma retomada de movimentação com o reaquecimento da economia e diminuiçao das restrições impostas em diversos países.
Especialistas americanos do setor relatam que os volumes de importação para os portos da Costa Oeste dobraram nos últimos dois meses e a capacidade de transporte e chassis não estão disponíveis para reagir a esse grande aumento.
Para se ter uma ideia desse rápido crescimento, vamos acompanhar os dados da CSX Transportation e Union Pacific Railroad. A CSX teve em 2020 o segundo trimestre mais fraco desde 2011, enquanto a Union Pacific Railroad teve seu menor volume desde a recessão de 2008. No 3º trimestre ambas viram o volume aumentar mais de 6% ao ano
e um crescimento de 20% em comparação com o período anterior, de acordo com a Association of American Railroads.
Mas como a situação chegou a esse ponto?
Uma série de fatores contribuíram para o cenário.
Quando o volume de cargas estava baixo no 2º trimestre, os executivos de caminhões afirmam ter perdido muitos motoristas. Os motoristas mais velhos decidiram se aposentar ou aceitar empregos diferentes. Também não foram feitas novas contratações no período de baixa, impedindo novos motoristas de entrar no mercado.
A partir do momento que a demanda aumenta rapidamente, as operadoras não dão conta de contrarar e colocar a equipe em dia com a mesma velocidade.
A produtividade dos motoristas em atividade também teve queda, por conta das medidas sanitárias implementadas durante a pandemia de covid-19. Os motoristas estão realizando menos entregas por dia. Sendo assim, são necessários mais caminhões para lidar com o mesmo volume de antes.
O congestionamento dos terminais e um ritmo mais lento de descarga nos destinos dos clientes contribuíram para uma desaceleração significativa na velocidade do cadeia de suprimentos e, portanto, a produtividade dos equipamentos. O que leva à crise de falta de
Contêineres
Também foram observados problemas de chassi em contêineres internacionais e domésticos, não apenas pela falta de oferta, mas também de qualidade, de acordo com executivos do setor.
De acordo com especialistas, o cenário deve permanecer com as dificuldades apresentadas acima durante os próximos 2 meses.
Os especialistas da Pluscargo estão acompanhando o cenário americano e enviarão atualizações relevantes para ajudar na sua tomada de decisão sobre planejamento de embarque de cargas durante o último bimestre de 2020.