A China é um país de grande relação comercial com o Brasil. Em 2020, foi superada a marca histórica de importação e exportação com a comercialização de mais de US$ 100 bilhões entre os países, gerando um superávit de US$ 33.645 bilhões na balança comercial brasileira.
A China foi o destino de um terço de todo o volume exportado pelo Brasil e é o principal consumidor de importantes produtos brasileiros como soja, minério de ferro e petróleo.
Para fazer negócios com a China, é importante saber com antecedência as datas que podem impactar o cenário logístico no país asiático.
O Ano Novo Chinês é um dos mais importantes feriados chineses. Em 2021, o feriado será comemorado oficialmente de 11 à 17 de fevereiro. A cada ano, a data do Ano Novo muda devido à influência do calendário lunar.
Durante o feriado, as empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham, os funcionários tiram folga do trabalho e os estudantes não possuem atividades escolares, permitindo que as famílias se reúnam para celebrar o Ano Novo Chinês.
ANO NOVO CHINÊS E PANDEMIA
2021 será um outro ano atípico com o Ano Novo Chinês limitado por conta da pandemia pelo segundo ano consecutivo.
Neste mês, foram notificados 103 novos casos diários de coronavírus pela Comissão Nacional de Saúde da China, o maior número registrado desde julho de 2020.
Em decorrência desse cenário, o governo cancelou as celebrações de Ano Novo em províncias como Sichuan, Yunnan, Ningxia, Gansu, Shanxi, Hubei, entre outras.
Além disso, o governo recomenda que a população de 24 províncias não viaje durante o feriado para minimizar a possibilidade de novos surtos da doença. Companhias aéreas cancelaram voos de entrada e saída em algumas regiões do país.
SITUAÇÃO DO FRETE AÉREO NA CHINA
Os agentes apontam que, com a queda de volume após o feriado do Natal, há mais espaço para o embarque de mercadorias, que se mantém relativamente estável.
Algumas companhias aéreas indicaram que houve leve alta nos preços do frete nessa semana, a tendência é que mantenha esse ritmo até o feriado.
Assim como nos anos anteriores, as transportadoras e fábricas devem parar durante o período de ano novo. Esse fator, combinado com o aumento de volume de carga para transporte antes do feriado chinês, faz com que as tarifas subam.
SITUAÇÃO DO FRETE MARÍTIMO NA CHINA
Mesmo com a previsão de entrada de navios extras neste mês, a escassez de contêineres persiste. Assim, não são esperadas quedas bruscas no preço do frete até o retorno do feriado chinês.
Apesar de haver o acompanhamento de mercado pelos especialistas para orientar os clientes sobre as tendências futuras, é difícil prever a melhoria do cenário. Neste mercado tão incerto, a gestão de risco dos importadores é imprescindível.
Após o feriado chinês, há previsão para novas omissões de saídas. Isso ocorre numa tentativa dos armadores de manter um nível equilibrado de frete e adaptar a capacidade do trade.
COMO PROGRAMAR SEU FRETE DURANTE O PERÍODO DO ANO NOVO CHINÊS
Para garantir que o feriado do Ano Novo Chinês não atrapalhe seus negócios, é importante seguir as seguintes etapas:
1- Planeje sua remessa com antecedência. Essa é a melhor época para garantir que tudo dê certo.
2- Se você depende de alguma remessa para abastecer o seu negócio, faça pedidos com quantidade suficiente para 30 a 40 dias de estoque. As fábricas chinesas levam algum tempo para alcançar sua capacidade total.
3- Escolha o parceiro certo para evitar frustrações
Nesta época do ano, mais do que em qualquer outra, o parceiro ideal é aquele que possui suporte e serviços diversificados e que pode maximizar suas chances de entender o cenário atual na China e ajudar no planejamento da sua empresa.
Com as condições relatadas nesse artigo, as dificuldades para programar o embarque da sua carga pode ser maior e é necessário uma análise diária do mercado para conseguir fazer melhores negócios.
OS FERIADOS QUE IMPACTAM O COMÉRCIO EXTERIOR
É importante que importadores e exportadores entendam as principais datas dos feriados na China para se programar ao longo de 2021. Veja a relação das principais:
11 a 17 de fevereiro – Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês é considerado uma data em que as famílias chinesas costumam se reunir para celebrar.
É importante lembrar que, oficialmente, as comemorações são feitas durante 7 dias, sendo os 3 primeiros irrevogáveis. No entanto, tradicionalmente, comemora-se por 15 dias.
A data muda a cada ano devido ao calendário lunar. Muitas pessoas, principalmente no interior do país, ainda respeitam esse calendário.
Durante o feriado, trabalhadores, comerciantes e empresários tiram folga do trabalho e estudante tiram folga das atividades escolares. Assim, cerca de três dias antes do feriado inicia-se a maior migração anual de pessoas no mundo, que se estende até sete dias após a data.
3 a 5 de abril – Qingming Festival
O Qingming Festival é semelhante ao Dia de Finados no Brasil. Este importante feriado é a data em que os chineses homenageiam e demonstram respeito pelos seus mortos.
1 a 5 de maio – Dia do trabalho
O Dia do Trabalho é um dos poucos feriados chineses que segue o calendário solar e, portanto, é celebrado na China no mesmo dia em que comemoramos no Brasil e em outros países no dia 1° de maio. A grande diferença é que na China o feriado é prolongado.
12 a 14 de junho – Dragon Boat Festival
Um dos principais feriados chineses, o Dragon Boat Festival existe há mais de 2000 anos. O Dragon Boat Festival é uma celebração a Qu Yuan (340 a 278 a.C), um antigo poeta chinês.
19 a 21 de setembro – Festival do Meio do Outono
O Festival do Meio do Outono é um dos feriados mais celebrados na China. A comemoração ocorre sempre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar e a origem do nome do feriado é por realmente marcar a metade da estação do Outono.
1 a 7 de outubro – Dia Nacional da China (Golden Week)
No dia 1º de outubro de 1949 foi fundada a República Popular da China. Para comemorar esta data, os chineses celebram por 7 dias, promovendo a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país. A data também é conhecida como Golden Week.
Essa data é sempre importante para quem trabalha com logística internacional, pois ele antecede a preparação para datas do varejo como Black Friday e o Natal.