O contêiner é um equipamento utilizado para transportar carga em navios, trens, aviões, entre outros. É uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: twenty feet equivalent unit).
Possui dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais e cada material serve para um tipo de mercadoria ou tipo de transporte.
Nesse artigo vamos focar no contêiner de transporte marítimo, que pode ser de dois tipos:
Cabotagem: ocorre em território nacional.
Internacional: que envolve uma operação de exportação ou importação.
Para ter tranquilidade na hora de planejar o envio da sua carga e a indicação do tipo ideal de contêiner, o ideal é contar com a ajuda de especialistas em logística.
A definição do modelo ideal passa pela definição do tipo de carga que será transportada, volume, dimensões, peso e como será o carregamento da carga. Eles são identificados com marcas do proprietário, local de registro, número, tamanho e tipo.
Tipos de contêiner
O Dry Cargo Container (DC/DV/HC) ou Dry Box
É o mais comum para o transporte de cargas secas cujas dimensões não ultrapassem as medidas-padrão – 12m x 2,3m x 2,58m (CxLxA).
Para cargas não compatíveis com este tipo de equipamento, temos as seguintes opções:
Open Top Container (OT)
Dependendo das características da carga, a unitização através da porta convencional de um contêiner Dry Box, localizada na extremidade, pode se tornar impraticável.
O equipamento Open Top possibilita a ova do contêiner pelo alto com a utilização de um guindaste, por exemplo.
Este tipo de equipamento também é indicado para o transporte de cargas cuja altura exceda o limite de um contêiner Dry.
Flat Rack Container (FR)
Cargas cujo peso, largura e altura excedam os limites de carregamento dos equipamentos Dry/High Cube podem ser carregadas sobre Flat Rack.
A base destes contêineres é mais resistente.
São indicados para transporte de veículos pesados, grandes máquinas, madeira, cabos, bobinas de aço, chapas de aço, tubos, etc.
Platform (PL)
Equipamento similar ao Flat Rack, porém sem nenhuma porta ou parede. Sua base é igualmente reforçada para carregamento de cargas pesadas.
Amplamente utilizado para carregamento de máquinas e outras cargas que, em função de suas medidas, não possam ser carregadas em nenhum outro tipo de container.
Limites máximos aceitos (aproximado) para carregamento em contêineres:
Medidas: 12,00m x 4,00m x 4,00m (CxLxA)
Peso: 44.000,00 kg
RO-RO
É a abreviatura para Roll on Roll off. Os cargueiros desta modalidade são especializados no transporte de automóveis e outros veículos, de modo que estes entrem e saiam do navio pelas rampas de acesso do mesmo sobre rodas.
MAFI
O equipamento popularmente conhecido como MAFI é utilizado para “transformar” uma carga estática em uma carga rodante, possibilitando seu carregamento em um navio do tipo RO-RO.
Trata-se de uma plataforma com rodas e sua utilização é indicada para cargas projeto de médio porte. Este equipamento é disponibilizado em diferentes tamanhos.
Limites máximos aproximados para carregamento em MAFI:
Medidas: 20,00m x 6,00m x 5,5m (CxLxA)
Peso: 100.000,00 kg
Break Bulk Cargo / Carga Geral
É o termo utilizado para o transporte marítimo de carga geral solta no navio (sem unitização).
Para este tipo de embarque não há limites definidos de tamanho ou peso, desde que o embarque ocorra On Deck.
No caso de embarque Under Deck, o limite é a dimensão do porão do navio (aproximadamente 25 metros).
Carga Projeto
Carga Projeto é o termo utilizado para descrever todo tipo de carga que, em razão de suas dimensões e/ou peso excessivo, não possa ser transportada de maneira convencional como em contêineres tipo Dry, por exemplo.
O transporte deste padrão de carga demanda análise diferenciada e exige, em muitos casos, utilização de equipamentos, caminhões e/ou navios especiais para sua devida execução.
Como exemplos de cargas de Projeto, podemos mencionar: transformadores, reatores, caldeiras, vagões, torres, guindastes, geradores, usinas completas, prensas, tornos, tanques, pás eólicas, equipamentos rodantes (RO-RO), barcos, entre outros.
Crescimento
Exceto por um breve declínio em 2009, o número de contêineres que se deslocam pelos portos aumentou a cada ano. Os países asiáticos dominam o tráfego de contêineres, ocupando quatro dos cinco primeiros lugares.
Rank | Country | 20-Foot Container Count (2017) |
1 | China (inc. H.K.) | 234,489,920 |
2 | United States | 51,425,464 |
3 | Singapore | 33,600,000 |
4 | South Korea | 27,427,000 |
5 | Malaysia | 24,719,000 |