Notícias

Operações comerciais entre Brasil e China sem uso de dólar devem ter início em julho

O banco sino-brasileiro Bank of Communications BBM (Bocom BBM) anunciou que, a partir de julho, vai começar a utilizar a plataforma de pagamentos China Interbank Payment System (Cips) para fazer compensações de transações comerciais entre Brasil e China sem a necessidade de converter a moeda em dólares.

O Banco Central do Brasil (BCB) e o Banco Central da China (People’s Bank of China ou PBC) assinaram [um Memorando de Entendimentos para aperfeiçoar a cooperação em serviços financeiros relacionados ao mercado e negócios em renminbi, nome oficial da moeda chinesa, mais conhecida no mundo ocidental como yuan.

Esse acordo permite que as operações comerciais entre os países dispensem a liquidação via câmbio – usando o dólar – fazendo diretamente de reais para yuan.

Com a liquidação sem o uso da moeda norte-americana, os custos tendem a diminuir, pois um importador brasileiro precisa comprar dólares para efetuar pagamentos a exportadores chineses, que por sua vez precisam converter os dólares em moeda local.

A balança comercial entre Brasil e China alcançou US$150 bilhões em 2022, e os investimentos diretos da China no Brasil chegaram a US$70 bilhões. A utilização do Cips permitirá mais previsibilidade nas taxas de câmbio e pode ajudar a abrir o mercado chinês para exportadores brasileiros. porém, o dólar ainda é a moeda predominante nas transações do comércio exterior brasileiro.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também planeja lançar novas linhas de financiamento para o comércio bilateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *