Notícias

Oportunidades e benefícios da estrutura logística da Pluscargo Brasil no Uruguai

Rota Montevidéu Uruguai

O Uruguai é um país de economia estável, com um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) da região. Sua relação comercial com o Brasil é ampla e, por isso, é importante entender quais são as oportunidades para quem deseja importar e exportar.

Em um dos episódios do PlusWebinar, Franciele Machado, da Pluscargo de Porto Alegre, e Cassio Torres, diretor Comercial da Pluscargo Brasil, comentam mais sobre o assunto.

As características do Comércio Exterior no Uruguai

A rota Montevidéu com destino à Porto Alegre, é um dos principais produtos da Pluscargo Brasil. Segundo Cassio, existem particularidades e vantagens que o Uruguai criou historicamente para se tornar um hub atrativo nas operações de Comércio Exterior.

Algumas delas são: turismo, operações financeiras e operações logísticas. Especialmente para essa última atividade, houve a criação de leis por parte do governo para atrair investimentos de negócios.

Um exemplo é a Zona Franca, que consiste na legislação da isenção do imposto de importação de insumos para a manufatura local. Um produto manufaturado no Uruguai, ganha certificado de origem uruguaio e com benefícios do Mercosul, que acaba se tornando uma opção bastante atrativa.

O Porto Livre, é uma iniciativa que tornou a região em uma grande zona alfandegada para mercadorias em trânsito. A lei diz que a propriedade da carga permanece sendo do importador ou exportador, contribuindo com a redução de burocracias e ganho de lead time. Cerca de 60% da área deste porto pertence ao Grupo Ras, o qual a Pluscargo Brasil faz parte.

Projetos e inovação do Grupo Ras

Com mais de 6 unidades de negócios, dentre elas a Pluscargo Brasil, o grupo se mantém em constante crescimento. Há cerca de 2 anos, foi adquirido mais um espaço com benefício de Porto Livre, localizado próximo ao Porto de Montevidéu. São aproximadamente 7 mil metros quadrados de área interna e externa, condições consideradas líderes de mercado.

O Polo Logístico Ruta 5, também é um espaço inovador do grupo, que vai muito além de um armazém. São 80 hectares onde as empresas podem instalar unidades fabris ou armazéns que incluem a mesma legislação de Porto Livre. Além disso, a conectividade é multimodal, ou seja, o transporte de trilhos passa dentro do Polo.

Serviço de importação de carga consolidada de Montevidéu para o Rio Grande do Sul

Foi este modal que fez com que a Pluscargo Brasil ingressasse no Brasil em 1997. Atualmente no mercado, a Pluscargo é a empresa que detém o serviço há mais tempo.

Oferecido há mais de 20 anos, a empresa além de líder de mercado neste produto, também se tornou especialista. Por ser multimodal, é possível atender destinos e origens do mundo inteiro através do Uruguai. Todo o processo, de ponta a ponta, é feito pela equipe de especialistas.

São atendidos 3 Portos secos, em Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Toda região metropolitana, Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha, os principais polos de importação da região sul, são atendidos com saídas semanais.

Além desses, outros benefícios da rota são:

  • Utilização de estrutura própria;
  • Toda mercadoria é alocada no terminal próprio, assim como o manuseio;
  • 30 dias livres de armazenagem nos terminais, ou seja, sem custos.

Armazéns alfandegados

A Pluscargo Brasil conta um espaço de armazenamento em: Zona Franca, que atende todas as operações de entrada de insumos para em seguida manufatura; e em Punta de Santiago, que atende grande parte do armazenamento físico em Montevidéu.

Outra vantagem é o valor de armazenagem. Enquanto em outros países o preço é calculado de acordo com o tamanho da carga, em Montevidéu é fixo. O custo é calculado de acordo com o período de utilização do serviço.

Quer saber mais informações sobre a rota e como você pode planejar o embarque? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhastApp:

Você também pode assistir esse conteúdo no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *