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Como está a situação da China e o impacto do coronavirus para o COMEX

A epidemia de coronavirus na China continua a impactar o cenário de comércio Global e a Pluscargo está acompanhando a situação.

Na China, fora da província de Hubei, foco da epidemia e isolada do mundo desde 23 de janeiro, várias cidades impõem regras de confinamento que obrigam seus moradores a permanecerem em suas casas e limitam a circulação em locais públicos.

No dia 19/2, o Ministério do Comércio disse que a China tomará medidas para estabilizar o comércio exterior, o investimento estrangeiro e o consumo para minimizar o impacto do surto de coronavírus no país.

Com o retorno gradual das fábricas e empresas ao trabalho, já existem possibilidade de programação de embarque nos modais marítimo, rodoviário e aéreo, mas o cenário ainda é de instabilidade e mudanças constantes na programação.

Abaixo, a equipe Pluscargo coloca informações importantes específicas para cada modal:

 

Situação – Rodoviário

De acordo com as informações recebidas pelos nossos agentes locais, a situação do transporte rodoviário na China está voltando ao normal. O país já está trabalhando com metade da capacidade de truckers disponíveis.

A Pluscargo está checando cada solicitação de proposta diretamente com os parceiros e armadores, que checarão prontidão de carga, quantidade e tipo de equipamento, para encontrar as possibilidades de programação de bookings.

Importante ressaltar que, dentro dessa situação, uma vez solicitado e confirmado o serviço, caso seja necessário alterar, por exemplo, uma quantidade de contêineres ou a data de coleta é cobrado um custo extra.

 

Situação – Marítimo

Alguns armadores e agentes retornaram às atividades, mas um dos maiores desafios enfrentados no momento é a falta de caminhoneiros, como detalhado no cenário sobre o modal (acima).

Novas omissões de saída também já foram anunciadas para o final de fevereiro. 

Em um cenário mais otimista, a tendência é de retorno em março das atividades, mas ainda com muito backlog de cargas para escoar, uma vez que os armazéns estão com 90% de sua capacidade cheia nos principais portos.  

Estamos em contato com todos e enviando individualmente as necessidades dos clientes Pluscargo. Eles estão nos ajudando a orientar e direcionar cada caso, de acordo com a localidade da carga, tendo em vista que, existem algumas regiões bem mais afetadas que as outras.

 

Situação – Aéreo

Algumas companhias aéreas voltaram a realizar cotações nas últimas semanas, o cenário continua bastante instável, mas a demanda do mercado abriu novas possibilidades de planejamento par ao embarque de cargas.

Nesse cenário, a Pluscargo está cotando cada carga com as companhias aéreas que o tarifário mostra disponível para os aeroportos chineses, lembrando que há mudanças diárias e/ou semanais na programação de cada companhia área, sem aviso prévio.

Atualizações na EXPORTAÇÃO:

Ethiopian: está cotando, mas não aceitam todas as cargas.

Lufthansa: está cotando, apenas em tarifa Priority.

Qatar: operando apenas Guangzhou e Hong Kong, com limitações.

Emirates: operando Pequim, Guangzhou e Xangai, em tarifa Priority.

Turkish: saindo segunda e quinta para IST, mas as conexões estão demorando até 2 semanas para China.

Cargolux: saindo de domingo para LUX, no entanto de LUX para China, previsão de retorno de serviço para março.

Air China: não está cotando

Todas as outras companhias aéreas estão com embargo (Latam, Delta, KLM, Air France, TAP, Swiss, British, Iberia, American, United e Fedex).

 

Atualizações na IMPORTAÇÃO:

American: embargo até 27/03

Aeromexico: embargo sem data de retorno na rota para o México e na rota via NRT estão com off-line instável.

Swiss: embargo até 29/02

Turkish: terças, quartas e quintas para IST com limitações

Air China: Com foco em Shenzhen, CAN e Hong Kong, a companhia está com voo para LAX e JFK quatro vezes por semana, com limitações

LATAM: voos cancelados até 20/02, com alguns destinos off-line.

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