Notícias

Como planejar o seu embarque em cenário de instabilidade econômica mundial?

As operações de comércio exterior devem ser analisadas com atenção para evitar surpresas, atenuar riscos e aumentar a competitividade.

O gerenciamento é fundamental no ambiente de logística internacional, especialmente em situações econômicas incertas, pois ajuda as organizações a tomar decisões informadas e se adaptar às condições de mercado em constante mudança. Nesse sentido, a equipe de especialistas da Pluscargo elaborou algumas dicas para você se planejar, mitigar riscos e manter a competitividade em um contexto de economia global muito mais competitiva 

Inflação 

Uma das preocupações mais importantes para economistas, governos, empresas e cidadãos, em geral, é a alta da inflação. Afetando não somente o dia a dia das pessoas, essa movimentação interfere diretamente nos mercados de importação e exportação de mercadorias. Deste modo, o preparo para um cenário de constantes variações deve ser bastante considerável.

Além de analisar as possíveis alterações que surgem com um novo governo, é recomendado dividir o ano em pequenos blocos trimestrais, sobretudo para minimizar o impacto de grandes mudanças. Outro ponto que deve ser examinado com bastante atenção é a situação de outros países e como esse ambiente externo afeta a economia interna.  

A China, maior parceiro comercial do Brasil, é que merece maior atenção, principalmente pelos últimos acontecimentos relacionados às mudanças drásticas em relação a Covid-19 e ao inverno no país. Com todos esses aspectos, algumas indústrias como a farmacêutica já preveem a continuidade da tendência de instabilidade do mercado de frete da segunda maior economia do planeta, causando problemas para abastecimento no próximo ano devido ao atraso ou redução das importações   

A partir dessas questões, a análise dos parceiros e condições de planejamento em blocos menores de tempo se fazem necessários, ainda mais na atual condição global. 

Crise

Uma crise econômica pode ser causada por uma variedade de fatores e os seus efeitos são sentidos em vários setores, por isso planejar em um contexto de recessão é diferente de pensar em tempos de normalidade, pois requer uma abordagem mais cuidadosa com gastos e a diversificação de métodos de receita. 

A pandemia do novo Coronavírus trouxe, não só uma grande queda e instabilidade financeira mundial, mas também alterou as programações já estabelecidas de negociações de logística internacional. As temporadas que antes eram divididas em “low season” e “peak season” e existiam com base nas grandes datas comemorativas no Brasil como Dia das Crianças e Natal, agora não são necessariamente uma regra. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *