Notícias

Histórias desafiadoras que nos ensinam sobre resiliência

Para 2021, a palavra que escolhemos aqui na Pluscargo é resiliência. Nossa equipe foi buscar no esporte a inspiração e caminhos que podem nos ensinar sobre como superar desafios pode trazer lições importantes.

A resiliência no esporte é uma capacidade muito importante para o sucesso de qualquer atleta, já que ele pode determinar como lidar com o estresse das competições, a busca por resultados e a força de vontade para superar obstáculos físicos.

Fomos buscar no esporte sobre como a resiliência pode nos ajudar quando estamos longe das quadras e pistas de corrida profissionais.

O ano de 2020 nos ensinou que superar obstáculos, o fato de não ter a presença das pessoas que gostamos e a sensação de que será muito difícil se levantar novamente é fundamental. Contar com uma boa resiliência nesses momentos difíceis pode ser a diferença entre superar as adversidades com êxito ou não.

O que podemos aprender com os esportistas

Controle o stress e aprenda a não fazer absolutamente nada

Antes de uma prova difícil, é muito comum alguns esportistas afirmarem que pasaam algum tempo sem fazer nada. Essa é uma maneira de mostrar para o cérebro que ele está acostumado a fazer algo o tempo todo e quie isso é um passo para levar uma pessoa ao stress. Permita-se passar algum tempo, nem que sejam apenas 10 ou 15 minutos sem nenhuma atividade e veja os benefícios da prática antes de tomar decisões complexas ou fazer uma apresentação, por exemplo.

Visualize todo o cenário que você está inserido e os problemas potenciais

Esporte não é apenas sobre trabalho duro no treinamento, mas também sobre conseguir construir o cenário das provas, imagiando o que pode dar errado ao longo do caminho e como você vai lidar com os problemas ou tentar resolvê-los para que eles não atrapalhem seu objetivo final.

Elimine a negatividade

Foque no tempo presente se deseja concluir uma tarefa com êxito. Esse é uma das principais dicas de esportistas de elite. Se você leva outros problemas para o momento em que você tem de resolver qualquer questão, seu foco não está ali naquele momento e sua chance de desistir é maior.

Seja inspirado por outras pessoas

Conecte-se com pessoas que são uma fonte de inspiração para sua vida ou seu trabalho. Leia sobre elas, veja vídeos, mantenha uma fonte de conexão com aquilo que vai poder te inspirar em diversos desafios.

Aprenda a lidar com a dor

A dor estará lá em vários momentos da vida quem pratica atividades físicas. Aprender a controlar a dor física é também uma maneira de se inspirar para a superação da dor da perda ou da passagem de momentos difíceis da vida. Descobrir como lutar contra a dor faz com que as pessoas se sintam mais fortes e preparadas para enfrentar as adversidades da vida.

Lugares inusitados para testar seus limites

Nossa equipe, que sempre acompanha informações sobre grandes provas ao redor do mundo, selecionou 4 opções para acompanhar e, quem sabe, participar do evento, quando todos puderem viajar? É um grande objetivo e será uma recompensa épica finalizar uma prova como essas. Veja as opções:

O Grande Travessia do Drakensberg

A Cordilheira do Drakensberg estende-se por mais de 1000 km, fomando o limite sul do planalto central de África. É um trajeto de 210 km e 14 dias, com uma caminhada desafiadora em alta altitude que atravessa a remota e intocada Cordilheira. É possível passar dias sem ver pessoas e os desafios para o controle do corpo e a mente aparecem a todo momento durante a prova.

Maratona Internacional da Patagônia

A corrida oferece distancias que variam de 10K, 21K, 42K, 70K, 100 Km e 160K, indicado para iniciantes, amadores e profissionais. Os participantes enfrentam desníveis, inclinações, rios durante todo o percurso. A recompensa?  Você estará cercado da beleza incomparável das áreas protegidas do Parque Nacional Lanín.

O trajeto proporciona a possibilidade de conhecer as pessoas que escolheram essa região para viver, onde a imprevisibilidade do clima é uma de suas características marcantes.

Maratona Garda Lake

O Garda Lake fica situado na região norte da Itália, ao pé dos Alpes. A maratona, oferece aos corredores cenários que mesclam imagens de água cristalina, montanhas e pequenas cidadezinhas que circundam o lago. Os corredores são levados para a largada de balsa, o que cria uma atmosfera diferenciada para a prova. O circuito tem algumas ondulações. Alguns trechos da prova são bem estreitos e por isso mesmo é restrita a quantidade de participantes.

Trilha de Yoshida

A trilha de Yoshida é o quarto acesso e o mais popular para subir ao vulcão, no Monte Fuji, e se tornou uma tradição cultural no Japão. O caminho mais popular tem 12 quilômetros de uma subida famosa pela sua dificuldade, mas realizada por cerca de 300 mil viajantes todos os anos.

Filmes e livros para inspirar

Lorena – la de Piés Ligeros

Documentário da Netflix que fala sobre María Lorena Ramírez, 25 anos e é uma das melhores corredoras de longa distância na comunidade indígena rarámuri do México.  Detalhe: ela faz isso usando saias e sandálias, nada de equipamento próprio para corredores.

Foto: divulgação

No documentário, é possível acompanhar como essa comunidade desenvolve talento para a corrida e a vida da María se preparando para as provas.

Os corredores rarámuris não costumam treinar de maneira formal para competir em ultramaratonas, mas a rotina inclui caminhadas longas e escaladas em morros.

Just a Little Run Around the World, de Rose Pope

Um livro inspirador para quem deseja se preparar para uma ultramaratona. Depois que seu marido morreu de câncer, Rosie, de 57 anos, saiu para correr ao redor do mundo, arrecadando dinheiro em memória do homem que amava. Seguida por lobos, atropelada por um ônibus, confrontada por ursos, perseguida por um homem nu com uma arma e presa por congelamento severo, a viagem solo de Rosie é tão emocionante quanto inspiradora.

Just a Little Run Around the World: 5 Years, 3 Packs of Wolves and 53 Pairs of Shoes: 5 Years, 29 Marriage Proposals and 53 Pairs of Shoes (English Edition) por [Rosie Swale Pope]

O livro conta a jornada épica de 5 anos dessa corredora, cruzando a Europa, Rússia, Ásia, Alasca, América do Norte, Groenlândia, Islândia e Reino Unido.


Em 2021, a família Pluscargo estará aqui, todos os dias, ao seu lado, para ajudar a superar obstáculos e adaptar-se às rápidas mudanças, que se tornaram recorrentes na vida pessoal e profissional.

Esperamos que esse texto seja fonte de inspiração para o seu 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *