Zhi Fei, o primeiro navio autônomo da China, começou a operar em 22 de abril, sete meses depois de passar por testes realizados com sucesso.
O navio de 300 TEU, de propriedade do Shandong Port Shipping Group, transportará cargas entre o porto principal de Qingdao e Dongjiakou.
O Zhi Fei, construído pelo Yangfan Group e projetado pela Navigation Brilliance Technology, possui três modos de navegação: navegação manual, navegação controlada remotamente e navegação autônoma não tripulada.
A embarcação está equipada com um sistema de assistência à navegação para fornecer ao comandante informações sobre os riscos ambientais e de colisão. Por meio de 5G, comunicação por satélite e outros sistemas multirrede, a embarcação pode obter coordenação com produção, serviço, controle de despacho, instituições de supervisão e instalações em terra, como portos, transporte marítimo e seguro de navegação.
A China começou a desenvolver navios autônomos em março de 2019, depois que o Ministério dos Transportes aprovou a pesquisa e o desenvolvimento em navegação inteligente. O transporte autônomo está ganhando força como forma de evitar acidentes e contornar os problemas enfrentados pelo transporte marítimo.