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Inovação em logística: foco nas pessoas para 2019

A Pluscargo fez uma análise das expectativas sobre o mercado de logística em 2019. Soraya Magdanelo, managing director da Pluscargo Brasil, explica como a tecnologia está mudando a área de logística e a necessidade de apostar em pessoas e inovação para se manter no mercado:

A transformação digital já é uma realidade para o setor de comércio exterior. E o foco da digitalização é buscar mais eficiência, permitindo que equipes gastem mais tempo na inteligência do negócio do que nas tarefas operacionais.

Se antes era necessário ser social, móvel e estar na nuvem, hoje os profissionais de Comex estão discutindo e buscando soluções aplicáveis em blockchain para certificações e rastreamentos de cargas, tracking em tempo real das mercadorias, big data para processos de desembaraço aduaneiro e inteligência artificial.

Aqui na Pluscargo, além de acompanhar o cenário político e econômico, também estamos próximos das mudanças tecnológicas, que impactam não apenas nossos hábitos, mas processos e gestão da empresa.

A transformação é feita de acordo com 3 pilares:

Não existe inovação sem foco nas pessoas

Acreditamos seriamente que os nossos colaboradores são os responsáveis para que o cliente tenha a melhor experiência em soluções logísticas de qualidade e todos são cientes da importância do seu papel dentro da empresa.

Engajamento é a palavra que direciona nosso time e isso implica ter pessoas mobilizadas, que direcionam sua energia de forma positiva, buscam desenvolver suas competências e se dedicam a realizar o que é melhor para todos.

Há 4 anos iniciamos um projeto chamado #FamíliaPLUS, com foco na melhoria da qualidade de vida do colaborador. Alguns resultados do programa até agora:

  • Criação em equipe do conjunto de normas e procedimentos para o atendimento ao cliente interno e externo.
  • Desenvolvimento de cursos sobre as áreas de negócio para todas as equipes do Brasil.
  • Lançamento do #saúdePLUS, com incentivo à corrida de rua, palestras sobre alimentação, antitabagismo e prevenção de doenças.
  • Criação de grupos de leitura e da biblioteca Pluscargo.

Hoje, o colaborador pode participar de todas as decisões da empresa, em conjunto com a diretoria. Todas as ações aprovadas são sincronizadas em todas as filiais.

Como melhorar a vida do cliente todos os dias

Em 2018 criamos um sistema chamado de e-PLUS, que iniciou como um CRM (Customer Relationship Management) e hoje engloba os processos digitais das áreas financeira e operacional.

Com a solução de CRM, a área comercial, que antes gerava propostas sem padronização e levava cerca de dez minutos para fazer uma emissão, hoje consegue otimizar este procedimento, levando apenas um minuto.

Utilizamos um software baseado em inteligência artificial, que além de disponibilizar um repertório único de informações, também oferece aos gestores uma plataforma de análise da performance do cliente, mostrando novas oportunidades de negócios.

A última parte do projeto será disponibilizar a plataforma para o cliente. Com isso ele poderá consultar todos os processos do seu pedido online, além de fazer comentários, possibilitando maior interação com a equipe de especialistas da Pluscargo. Esse módulo já está em teste com alguns clientes.

Gestão integrada

Cultura organizacional, em tempos de transformação digital, é foco do nosso trabalho e está presente nas atitudes das lideranças e demais influenciadores.

Repassar conhecimento, ouvir, ter empatia, questionar processos para trazer o novo, sem deixar os valores da empresa de lado. É assim que conseguimos lidar com as mudanças.

Aqui na Pluscargo a frase “não é minha culpa, mas é meu problema” é o nosso lema. Temos orgulho em afirmar que nosso time de especialistas são os mais preparados para atender a demanda do mercado e entender as necessidades dos nossos clientes.

Cultura forte e digitalização fizeram com que a Pluscargo tivesse um crescimento acima da média do mercado em 2018, período de crise econômica para o país.

Na importação crescemos 30,41% contra 12,94% do mercado. Já na exportação foi um aumento de 23,51% contra 1,27% (números fechados até agosto). Isso nos leva a acreditar que o crescimento para o próximo período será superior aos 25%.

Esse é um momento crucial para os negócios e de rápidas mudanças. Nosso objetivo para o próximo ano é continuar a se mover e se reinventar, sempre com foco em melhorar a relação entre as pessoas.

Que venha 2019!

Veja aqui os demais texto da série:

O cenário brasileiro em 2019 é favorável para o comércio exterior? – Denis Tortolero

O que os principais números do mercado falam sobre 2019 – Cassio Torres

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