Área de Importação Marítima – Pluscargo Brasil
O Manifesto de Carga é o documento onde constam todos os itens de carga expedidos em determinada embarcação. O Manifesto geralmente lista a quantidade de peças, peso, nome e endereço do destinatário e é emitido pelo armador.
No modal de transporte internacional marítimo temos o House Bill of Landing (HBL), documento emitido pelo agente de cargas, que se faz responsável pelo transporte das mercadorias e que possui todos os detalhes da carga e do embarque.
Sendo assim, os aspectos que devem constar no HBL e estar alinhados posteriormente ao Manifesto de Carga são:
- Os dados do exportador e importador, contendo obrigatoriamente o CNPJ do importador;
- A descrição da mercadoria dentro do container;
- A quantidade da carga no container, juntamente com o peso e a cubagem;
- O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que é a identificação e diferenciação da carga, deve constar também como prioridade;
- Valor de frete.
Essa documentação é verificada e aprovada pelo agente de cargas que coordena o embarque e recebe da origem. Assim, caso seja detectado a falta de alguma das informações obrigatórias do documento original ao chegar no destino, quando houver a conferência no porto da mercadoria, o importador estará sujeito a uma multa alta para alteração desse documento.
Por isso é importante que todos os dados contidos no documento do HBL sejam exatamente iguais a carga quando ela chega no Brasil. Além disso, é necessário seguir com outras documentações que são exigidas como o Packing List e a Invoice emitidas na origem.
O agente de carga tem o prazo de lançamento de manifesto do HBL de até 48 horas antes da atracação no porto de desembarque da carga.
Qualquer atraso nesse prazo gera multa de R$ 5.500,00 por HBL.
Qualquer inconsistência entre os dados informados na documentação pode causar bloqueios que impactam em atrasos na liberação da carga.
Converse com a sua equipe de especialistas para garantir que o seu Manifesto de Carga para importação marítima atende todas as regras necessárias. Bons negócios!