Notícias

O futuro da aceleração da transformação digital

A aceleração da transformação digital foi uma das inúmeras transformações que a pandemia Covid-19 proporcionou ao Brasil. Essa aceleração ocorreu em função da necessidade de continuar o bom atendimento ao cliente durante o isolamento social.

Mônica Magalhães, líder de tecnologia e criadora de conteúdo no @shelovesfuture, refere-se ao início da aceleração da transformação digital como “sprint da pandemia”, momento em que a maioria das empresas tiveram que, em uma semana, repensar e tomar decisões organizacionais e adaptar-se ao trabalho remoto.

“Trabalho remoto é ter estrutura para trabalhar de um Starbucks, de um hotel, de casa e o acesso a nuvem e políticas de segurança são necessários. Precisa ter sistemas preparados para isso. É isso que as empresas tiveram que fazer no que eu chamo de sprint da pandemia”, explica Magalhães.

Como acompanhar as mudanças

Com o isolamento social e o trabalho remoto, as empresas precisam acompanhar o processo de mudanças, como o foco nas vendas online por meio do e-commerce.

Para isso, são necessárias mudanças e inovações no mindset da empresa. Algumas sugestões feitas por Magalhães são transformar-se, adotar a metodologia ágil, realizar sprints e tomar decisões rápidas.

As empresas devem atentar-se também a suas imagens. Magalhães considera que o momento exige solidariedade e colaboração, o que chama de “hopes and helps”.

“As marcas têm que abraçar essa ideia. O que elas têm que oferecer para as pessoas, para os consumidores, é suporte e apoio emocional. Então, eu acho que é o momento do hopes and help e não é o momento de fazer o hard sell e nenhuma venda agressiva”, explica Magalhães.

Pós-pandemia

Após a pandemia, o mundo passará por um período de recuperação econômica, social e emocional.

Magalhães acredita que, para as empresas, alguns pontos positivos resultantes desse período serão a resiliência e a inovação.

“A resiliência é um skill que você adquire, uma força que te impulsiona depois como empreendedor. Mas eu acho que uma das coisas mais bacanas é esse mindset de inovação que a transformação digital e tudo isso que a gente está passando vai deixar como legado. Se a maioria das empresas passarem por esse processo de inovação e optarem por agora transformar o seu negócio e inovar, a inovação gerará empregos”, destaca Magalhães.

Veja o webinar sobre a aceleração da transformação digital, exclusivo para a Pluscargo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *