Desde o primeiro semestre de 2020, início da pandemia de covid-19, o mercado de Comércio Exterior vem sofrendo de maneira significativa.
Atrasos, congestionamentos e medidas restritivas, por exemplo, foram apenas alguns dos acontecimentos que causaram uma série de complicações em toda cadeia logística.
Nosso diretor Comercial, Cassio Torres, comenta que 2021 foi um período de recuperação com muitos desafios. “2020 é um ano de fechamento das economias em grande parte do ano e, em 2021, houve uma corrida. Houve um aumento gradativo da demanda e uma retração da capacidade de oferta da logística mundial. Esses foram os principais fatores que geraram o backlog pelo mundo”, comenta.
Acontecimentos como o encalhamento do Ever Given no Canal de Suez, fechamentos e paralisações de portos em todo o mundo e dificuldades de escoamento, também contribuíram para esse cenário. Esses foram alguns dos principais eventos que influenciaram o ecossistema logístico durante o ano passado e que devem seguir refletindo parcialmente nas operações neste ano.
Saiba mais sobre o assunto no webinar “O que esperar do Comércio Exterior em 2022?”