Considerada um dos maiores exportadores do mundo, a China desempenha uma grande influência e participação em toda logística global.
O país possui alguns importantes feriados anuais que impactam o Comércio Exterior. Assim como em outras regiões ocidentais, os chineses se guiam pelo calendário lunar. As datas mudam a cada ano e, por isso, é importante saber quando acontece as principais festividades e paralisações.
31 de janeiro a 6 de fevereiro: Ano Novo Chinês
Considerado um dos feriados mais importantes do país, o Ano Novo Chinês é a celebração que mais impacta o Comércio Exterior.
Essa é uma festa de diversos países ocidentais que seguem o calendário lunissolar, que leva em consideração as fases da lua e a posição do sol. No período, a China suspende as atividades de produção, venda e logística. A mudança impacta todo comércio global, devido ao grande volume de importações e exportações que são feitas envolvendo o continente asiático.
O feriado ocorre durante 7 dias, sendo os 3 primeiros oficiais, ou seja, todas atividades são suspensas e, tradicionalmente, tem uma duração máxima de 15 dias. Neste ano, será celebrado do dia 31 de janeiro a 6 de fevereiro. De acordo com o calendário Chinês, as atividades operacionais voltam no dia 7 de fevereiro.
É um momento em que muitas famílias viajam e se reúnem, provocando uma grande movimentação no país. Especialmente em 2022, haverá algumas mudanças impostas pelo governo local para evitar possíveis surtos de covid-19.
O Conselho de Estado divulgou recentemente um sistema que classifica o nível de disseminação da infecção do vírus por região. Moradores de lugares de médio a alto risco foram orientados a não se deslocarem e evitarem viagens. Os que precisam viajar para outros lugares, vão ter que apresentar um teste de PCR negativo que deve ser feito em até 48 horas.
Também será implementada restrições em hospedagem de festivais, eventos e exposições. A conferência será feita de maneira virtual e é recomendado que banquetes e encontros familiares fiquem limitados a no máximo 10 integrantes.
Governos locais têm liberdade de tomar decisões de acordo com a situação de sua respectiva região. Em Pequim, casos de contaminação confirmados em até 14 dias, além de fazer o teste de PCR, o visitante também ficará em observação sanitária por até duas semanas.
Em Tianjin, Zhengzhou e Nanchang, a exigência é que os visitantes que chegarem a regiões de médio e alto risco fiquem em isolamento por duas ou três semanas. A mesma medida vale para turistas. Dalian, localizada no nordeste do país, é preciso que viajantes mantenham a quarentena por duas semanas se vierem de regiões que registraram pelo menos um caso.
As medidas fazem parte da política de “covid zero” da China que tem como objetivo reduzir e evitar novos casos de contaminação da doença.
4 de abril: Festival Qingming
É um Festival semelhante ao Dia de Finados no Brasil. Na ocasião, os chineses homenageiam, como sinônimo de respeito, os mortos.
No calendário a data é dia 4, mas também inclui um feriado nacional que vai de 3 a 5 de abril
1 de maio: Dia do Trabalhado
É uma das poucas datas que segue o calendário solar, a diferença é que na China, a celebração é prolongada e tem duração de três dias.
3 de junho: Dragon Boat Festival
Com duração de mais de 200 anos, o Dragon Boat Festival é um importante feriado, que celebra Qu Yuan (340 a 278 a.C), um antigo poeta chinês.
10 de setembro: Festival do Meio Outono ou Festival da Lua
A comemoração ocorre sempre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar e seu nome é devido ao fato de marcar a metade da estação do Outono.
O Festival do Meio do Outono é um dos feriados mais celebrados na China.
1 de outubro: Dia Nacional da China (Golden Week)
Depois do Ano Novo Chinês, esse é um dos feriados mais importantes do país. Com duração de uma semana, é conhecida como a “Semana de Ouro” /Golden Week.
Nele acontece a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país, além de ser um momento importante para quem trabalha com logística internacional, já que antecede datas do varejo como Black Friday e Natal, momento em que a demanda e o consumo de produtos aumentam.
2022 será o Ano do Tigre de Água, que irá suceder o Ano Boi de Metal. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos.