Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e é importante entender como o tema se relaciona com o setor.
Em abril deste ano, a Cúpula do Clima, evento que tem como objetivo discutir as ações de preservação ambiental, teve como uma das pautas centrais a relação do Brasil com medidas a preservação ambiental.
De acordo com especialistas presentes no evento, empresas responsáveis vão ter problemas em comprar produtos brasileiros ligados ao desmatamento. Sem metas claras, o comércio exterior pode fechar para o Brasil em um futuro próximo.
Os exportadores deverão fazer mudanças e adaptações em suas operações para lidar com as demandas de compradores e consumidores, assim como comprovar conduta empresarial responsável, ou optar por correr o risco de exclusão nos grandes mercados globais.
De acordo com o relatório “Novas Barreiras e Tendências no Comércio Internacional” da Confederação Nacional da Indústria (CNI), existem 6 barreiras que as empresas do setor devem olhar para se manterem competitivas no mercado:
- Padrões privados de sustentabilidade;
- Exigências governamentais criadas sob justificativa de melhorar o uso de recursos naturais e reduzir a poluição no meio ambiente ou garantir;
- Sustentabilidade social;
- Segurança de alimentos;
- Mudanças climáticas;
- Novas barreiras de reputação.
Segundo o estudo, cerca de 22% das exportações brasileiras podem ser afetadas anualmente por barreiras de ESG do comércio internacional.
Com o atual de cenário de pandemia, a tendência é que essas novas diretrizes se intensifiquem. Além de assegurar que as empresas sejam protegidas com tarifas de importação contra a concorrência internacional, as medidas também visam proteger a população contra diferentes riscos. Uma das alternativas, é o aumento dos freios em importações por precaução.
Por isso, se antecipar ao mercado e ter políticas consistentes para atender as questões ambientais, sociais e de governança são urgentes para as empresas.
Colaborar com o meio ambiente, não é só o melhor caminho, como também será o meio para crescer em um mercado tão competitivo.