Notícias

Atualizações sobre o transporte de carga no continente asiático – 25.8

O congestionamento causado pelo fechamento temporário do terminal de Meishan, em Ningbo, ainda está impactando o transporte marítimo de cargas.

Dados divulgados na segunda-feira (23), pela consultoria dinamarquesa eeSea, mostram que o congestionamento global teve um aumento nas duas últimas semanas na China e nas regiões próximas ao país, com uma pequena diminuição na Europa, que aparentemente, mostra-se momentânea.

Os mapas abaixo mostram a situação atual dos navios comparado à semana anterior. São 48 navios porta contêiner aguardando em Ningbo-Zhoushan e cerca de 65% esperando em comparação com o porto.

Xangai apresenta 52%, Yantian 68%, Hong Kong 55% enquanto Shekou/Chiwan 67%, apresentando uma alta tendência de avanço.

O cais de Ningbo Meishan foi oficialmente aberto na manhã desta quarta-feira (25) e será totalmente restaurado em 1º de setembro, com uma estrutura que representa aproximadamente 20% de 30m TEU do volume que passa pelo porto anualmente.

No entanto, ainda assim fica difícil ter uma previsão se a situação de espaço voltará a ter estabilidade ou ficará em um estado mais crítico. Dois grandes armadores, os quais possuem mais alocações de espaço, omitiram o Porto de Ningbo por duas semanas. Nesse sentido, podemos considerar que a primeira semana de setembro terá aproximadamente 60% do espaço comprometido. 

Chittagong

Considerado o maior porto de Bangladesh, Chittagong está em seu pior estado. Há algumas semanas, a região estava em seu pior momento, com mais de 40.000 TEU’s de mercadorias importadas empilhadas por quase duas semanas. Outros 50.000 TEU’s estavam fora do cais e mais de 20 navios estavam esperando para entrar no porto por mais de uma semana.

Vietnã

Dois grandes portos do Vietnã suspenderam o recebimento de alguns contêineres, pois o novo surto de contaminação de covid-19 está preocupante na região. O congestionamento portuário é grave no sul, onde um terço do país está atualmente bloqueado.

O bloqueio fez com que fábricas e armazéns fechassem e as  importações não fossem processadas, causando grandes congestionamento nos portos do sul da região. Duas portas principais no Vietnã, o Terminal Portuário de Kelai e o Terminal Portuário Internacional Newport Gai Mei (TCIT), foram notificados para suspender o recebimento de alguns contêineres a partir de 5 de agosto. Além disso, os problemas portuários estão, pouco a pouco, se espalhando para o norte. 

Transporte aéreo

Desde sexta-feira (20), o aeroporto de Xangai está fechado para operações de importação e exportação, pois alguns funcionários da companhia Ethiopian e do terminal testaram positivo para covid-19. 

A paralisação pode causar movimentações em outros aeroportos próximos da região e aumento na tarifa.

Dúvidas para planejar e fazer o embarque de cargas nos próximos meses?

Entre em contato com o time de especialistas da Pluscargo Brasil via WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *