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Entenda o que é uma Carta Protesto e o processo de seguro da carga

Carta Protesto

O transporte de carga é uma atividade complexa e por mais que realizemos um Programa de Gestão de Riscos, ainda existe a possibilidade de a carga sofrer algum tipo de dano ao longo do processo. Em caso de recebimento de encomenda avariada, deve-se contatar imediatamente a seguradora para emitir uma Carta Protesto.  

O que é a Carta Protesto?

Carta protesto é uma correspondência com o objetivo de comunicar a suspeita de avaria ou sinistro da carga para o possível causador do dano. Este é o procedimento legal que permite as seguradoras exercerem o direito de ressarcimento contra o verdadeiro causador do dano. A ausência de tal medida leva a perda do direito de ressarcimento.  

Seguro pela Pluscargo:

A Pluscargo oferece seguro para o transporte da sua carga, para cotação do serviço é necessário informar:

  • Origem;
  • Destino;
  • Descrição detalhada da mercadoria;
  • Valor CIF;
  • Incoterm. 

Após o recebimento desses dados, é possível calcular o valor do seguro e enviar a proposta ao cliente. Caso o serviço seja contratado, a Plucargo envia Invoice, Packing List, Bill of Lading e dados do embarque, para a emissão da Averbação do Seguro, documento que configura a carga como segurada. É necessário atenção, pois os documentos precisam ser enviados antes da data de embarque para garantir a validade do seguro.

A última etapa é realizada somente no caso de avaria. O cliente deve entrar em contato com a Pluscargo para enviar o relatório de avaria, que será encaminhado para o setor de Sinistro da Gescorp junto com o Bill of Lading e com a Averbação do Seguro. A seguradora emitirá um parecer sobre a situação da mercadoria e solicitará a emissão da Carta Protesto para enviar a todas as empresas envolvidas na operação de logística da carga.

Seguro pelo cliente:

Caso a carga não seja segurada pela Pluscargo e haja a constatação de avaria, a nossa orientação é que o cliente entre em contato com a seguradora imediatamente para a emissão da Carta Protesto. 

Após, a Carta Protesto deve ser enviada para a Pluscargo para o protocolo com cliente, armador e agente origem. 

O contato deve ser feito com a especialista Ana Higa através do email: importssz2@pluscargo.com.br

Ficou alguma dúvida sobre as medidas a serem tomadas em caso de sinistro ou como contratar o seguro pela Pluscargo? Fale agora com um especialista da Pluscargo por WhatsApp.

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