Em 1º de Janeiro de 2020, o novo regulamento International Maritime Organization 2020 (IMO 2020) Low Sulphur entra em vigor.
A Pluscargo preparou um material para você entender tudo sobre o novo regulamento e novas tarifas que entram em vigor para atender as novas regras.
Mas o que é o IMO 2020?
O objetivo do IMO 2020 é reduzir a quantidade de óxido de enxofre causadas por atividades marítimas, assim obtendo grandes benefícios à saúde e ao meio ambiente globalmente, incluindo melhoria da qualidade do ar e risco reduzido de acidificação do oceano.
Essa medida deve trazer melhorias significativas para o meio ambiente e a saúde humana, especialmente para aqueles que vivem à beira-mar, reduzindo doenças respiratórias entre outras enfermidades que afetam todos os seres vivos do planeta.
A redução começou a ser debatida em 2008 e a revisão do regulamento foi concluída em 2016, onde foi acordada a data limite de 2020 para adequação da indústria.
O que diz o novo regulamento?
Este regulamento implica que todas as embarcações marítimas do mundo terão que reduzir suas emissões de enxofre em 85% e utilizar combustível VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil), ou seja, com teor de enxofre limitado a 0,5%, substituindo o limite global anterior estabelecido em 3,5%, com exceção das áreas de controle de emissões que foi fixado em 0,1%.
Para ter sucesso na adequação, o IMO 2020 aconselha quatro métodos que os navios atendam aos padrões de emissões de enxofre mais baixos:
- uso de óleo combustível com teor de enxofre reduzido
- uso de gás como combustível
- uso do metanol como combustível alternativo
- instalação de sistema de limpeza de gases de escape ou catalisadores, com a função de limpar a emissão dos gases antes mesmo de serem liberados para a atmosfera.
O detalhamento é encontrado no Anexo VI da Convenção Internacional para Prevenção da Poluição por Navios (Convenção MARPOL).
O que muda para o seu negócio?
Muitos armadores já anunciaram a implementação de uma nova sobretaxa que será cobrada a partir do dia 1º de dezembro de 2019, separadamente do frete marítimo básico.
Importante lembrar que a cobrança da taxa IMO2020 passará a valer para todas as reservas efetuadas a partir de 01 dezembro 2019.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com os especialistas da Pluscargo.