O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. A ideia é conscientizar mulheres sobre a importância de evitar a doença. O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo.
No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.
A Pluscargo apoia o combate e a prevenção ao câncer de mama. Queremos incentivar nossa equipe e parceiros a entrar no movimento de conscientização.
Prevenção e a covid-19
A epidemia de covid-19 fez com que mulheres brasileiras deixassem de realizar exames mamográficos de prevenção contra o câncer de mama neste ano.
De acordo com um levantamento das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, cerca de 50 mil novos casos deixaram de ser diagnosticados entre março e maio deste ano. A estimativa é que este número já possa ter chegado a 150 mil.
O medo de se expor ao vírus tem provocado que elas deixem de dar a devida atenção a problemas que demandam cuidados sérios.
Por isso, a indicação para que mulheres façam exames de rotina é urgente. A mamografia é capaz de reduzir a taxa de mortalidade em até 30%.
Como surgiu a campanha
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo.
O movimento começou nos Estados Unidos, unificando diversas ações isoladas que aconteciam em vários estados antes da aprovação do Congresso sobre tornar o mês de outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
Na última década do século 20, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
A popularidade do Outubro Rosa também chegou ao Brasil, motivando empresas, associações e diversos grupos a produzir conteúdo sobre o tema e utilizar a cor rosa em vários eventos e iluminação de fachadas de prédios públicos e privados, uma forma de chamar a atenção para o movimento em outubro.
7 dicas para prevenir o câncer de mama
1- Mantenha uma dieta equilibrada. Isso ajuda a manter a saúde em dia.
2- Pratique atividade física. Isso traz saúde, bem-estar e disposição.
3- Não fume. Cigarro aumenta o risco de câncer de mama e prejudica os pulmões também.
4- Cuidado com o peso: a obesidade também aumenta o risco de desenvolver a doença.
5- Aproveite o conteúdo. Procure no Google sobre Outubro Rosa e conheça as ações para conscientizar sobre o tema.
6- Faça sempre o autoexame. Mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente.
7- Cuide-se! O câncer de mama é curável desde que descoberto em seu estágio inicial.