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Desvio de navios para o Porto de Imbituba provoca atrasos na operação de contêineres

Desde o início de outubro, o Porto de Imbituba tornou-se o epicentro da logística catarinense devido ao fechamento do canal de acesso ao Porto de Navegantes, consequência das fortes chuvas que atingiram a região. O resultado imediato? Uma demanda explosiva, oito vezes maior, no terminal de contêineres de Imbituba.

Face a essa demanda inesperada, a administração do Porto de Imbituba adotou medidas para operar 24 horas por dia, permitindo atender ao aumento de movimentação que saltou de uma média semanal de 1.250 contêineres para impressionantes 7.000 unidades em pouco mais de uma semana.

O redirecionamento decorre do fechamento, no dia 5 de outubro, da barra do rio Itajaí-Açú, via de acesso aos portos de Navegantes e Itajaí. Com o principal terminal do Porto de Itajaí inoperante desde meados do ano, Navegantes ficou sobrecarregado e, com seu fechamento, deslocou uma parcela significativa de sua operação para Imbituba.

Embora o Porto de Navegantes tenha retomado suas operações em 21 de outubro, ainda opera com restrições. Desde então, dez navios atracaram e outros dezessete são aguardados até o começo de novembro.

A SCPAR Porto de Imbituba salientou as dificuldades decorrentes do aumento súbito no fluxo de contêineres, principalmente os internacionais. O Porto de Imbituba movimenta, em média, cerca de 5.000 TEUs mensalmente, mas esse número foi superado em apenas uma semana.

A Pluscargo está atenta à situação e tem informado aos seus clientes todas as atualizações sobre a chegada de navios e liberação de contêineres. Para mais atualizações da região, entre em contato com o seu especialista da Pluscargo.

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