Notícias

Saiba como o NVOCC pode ajudar no transporte marítimo de cargas

Como o NVOCC pode ajudar no transporte de cargas

A importação e exportação são importantes atividades de muitos negócios, sejam nacionais ou internacionais. É uma atividade complexa que envolve diversas exigências relacionadas a regulamentações e processos, como acontece no transporte marítimo. Por essas questões, em alguns casos, existem empresas que deixam de fazer logística

O NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) surgiu com o objetivo de facilitar processos relacionados ao transporte marítimo internacional. É sobre esse assunto que Soraya Magdanelo conversou com Alaor Miranda e Richard Witte, especialistas do tema. Separamos os principais tópicos do assunto para você entender como usar em operações logísticas.

O que é um NOVOCC?

Embora seja considerado por muitos no mercado como um consolidador de cargas, o NVOCC é um transportador.

Existem dois tipos: o de full contêiner e o de LCL (carga consolidada). O primeiro começou nos Estados Unidos, como operador de full contêiner. Foi quando os exportadores e armadores perceberam que, juntando contêineres e diversos exportadores para o mesmo navio ou para o mesmo armador entre certas rotas, seria melhor uma entidade individual e independente fazer o controle dos embarques.

Com isso, as tarifas são vendidas e posteriormente, com a autorização das autoridades, é feita a emissão do conhecimento de transporte. Todo processo é regulamentado e habilitado pelos órgãos regulamentadores.

Tempos depois, a consolidação de cargas se iniciou. Transitários que estavam com cargas suficientes entre dois ou mais portos, começaram a operar como NVOCC/consolidador de cargas.

Negociar com um NVOCC ou diretamente com o armador?

Por ter representantes no mundo inteiro, o NVOCC tem informações mais precisas para informar tanto para o importador como para o exportador, como por exemplo os recebimentos e saídas de cargas. As informações são quase em tempo real. O principal diferencial é a atenção totalmente dedicada ao cliente.

A agilidade de processos e informações permite que empresas fiquem mais seguras em relação às suas operações. Esse é um dos principais fatores que motivam a busca pelo serviço.

Consolidação de cargas pequenas

Na Pluscargo é possível atender a qualquer destino no mundo para cargas consolidadas usando portos principais de saída, usando terminais nacionais, recebendo cargas pequenas e consolidando dentro do mesmo contêiner.

O destino pode ser um porto direto, como por exemplo, operamos de maneira direta para os portos da America do Sul. Outra opção é receber o contêiner com diversas cargas e embarcar para um porto regional (Colon Free Zone / Singapore, por exemplo). Esses princípios são válidos tanto para importação como para exportação.

O papel do NVOCC é prestar um serviço dedicado ao cliente, seja carga consolidada ou FCL.

Você também pode escutar esse conteúdo no Spotify:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *