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Relações comerciais entre Brasil e Índia: entenda os principais aspectos e como funciona

O Brasil e a Índia, embora estejam localizados em diferentes continentes, possuem uma série de semelhanças, sejam elas sociais, políticas, econômicas ou geográficas, o que contribui com a construção e consolidação das relações de negócios entre os países.

Para entender melhor como funciona o processo de carga na Índia, como é sua relação com o Brasil e quais as perspectivas para 2021, Cecilia Amioka, da Pluscargo Brasil, conversou em um Webinar com Yashpal Sharma, Managing Director da Skyways Group, parceira da Pluscargo.

O cenário na pandemia

A pandemia do novo coronavírus está impactando diversas atividades do comércio exterior, incluindo a exportação e importação. A falta de espaço nos contêineres é uma delas. Atualmente, isso ocorre em praticamente quase todas as regiões do mundo e, na Índia, esse cenário não é muito diferente.

Yashpal comenta que essa ausência de espaço funciona como um efeito cascata. “ O que vemos em toda Ásia é uma enorme escassez de contêineres na Índia, que tem causado um efeito cascata, desde que começou o lockdown no final de março, quando houve um enorme problema em relação à movimentação de embarcações. ” Nesse sentido, a Índia passou a ser atingida com a falta de importação, fazendo com que os estoques saíssem de maneira mais lenta.

O ano de 2020, sem dúvidas, foi considerado um dos mais desafiadores para o segmento. O Brasil é o sétimo maior exportador para a Índia, assim como o 18º importador da Índia – na perspectiva indiana. Nesse período, tem ocorrido uma boa colaboração comercial entre os países, especialmente na movimentação de produtos farmacêuticos, insumos de extrema importância no período de pandemia. Mas, embora os negócios tenham diminuído parcialmente entre 7% a 8% em 2019 e 2020, Sharma afirma que não é nada grave e acredita ser uma situação temporária.

O transporte marítimo

A Índia possui uma grande costa, com aproximadamente 7.500 quilômetros quadrados. Além disso, o país tem cerca de 21 portos principais e 200 de porte menor. Dos 12 principais, 6 são da costa Oeste da Índia e os outros 6 da costa Leste. A região possui uma divisão bastante igualitária dos portos.

A ferroviária do país é uma das mais extensas do mundo. Segundo Yashpal, as ferrovias são um instrumento de transporte muito importante. “Por termos muitas manufaturas no interior do país, as ferrovias se tornam muito importantes para o transporte de produtos na Índia, especialmente pelo mar. Vimos muitas rotas novas sendo desenvolvidas no país nos últimos para impulsionar a rede”. Todas essas movimentações e investimentos na infraestrutura, podem gerar um grande impulso à logística da indústria em geral. 

Com uma estrutura logística forte, a Índia pode ser considerada uma das regiões melhor preparadas em relação a serviços aéreos e marítimos do mundo.

Negociações com a Índia: recomendações

Considerado um país diverso, com uma população de diferentes culturas e dialetos, o diretor comenta que é importante ter conhecimento sobre esses aspectos para quem deseja estabelecer negociações comerciais com o país. Outro fator, é realização de verificações de background para as empresas em que trabalha. É importante ficar atento a toda documentação necessária, dessa forma, é possível evitar multas e problemas legais entre os países.

Perspectivas do cenário comercial entre Brasil e Índia em 2021

Para Sharma, há possíveis mudanças. Em relação aos fretes marítimos, pelo menos nos próximos dois trimestres, o mercado tende a permanecer como está em relação aos últimos dois meses.

O mesmo se aplica a situação dos contêineres. “Estamos vendo um influxo de mais importações para Índia, ou seja, as importações estão crescendo, o que ajudará na normalização dos níveis de contêineres na Índia”, afirma Yashpal, que também enfatiza a importância de um bom planejamento para lidar com desafios no momento de movimentar as cargas.

Com os números de contaminação da covid-19 caindo, a perspectiva é que os negócios na Índia cresçam ainda mais, o que fará com que as relações de negócios melhorem entre todos os países, incluindo o Brasil.

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