Notícias

Acordos comerciais terão impacto de R$ 1,7 trilhão no PIB até 2040, prevê Secex

Crescimento de acordos comerciais e impacto no PIB

Qual é o impacto do Comércio Exterior na nossa vida?

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) prevê que os acordos comerciais do Mercosul com a União Europeia, Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Canadá, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia e Vietnã terão um impacto positivo de 1,4% no PIB brasileiro. A previsão aponta para ganhos acumulados de 1,7 trilhão no PIB brasileiros entre 2021 e 2040, ano em que os acordos estarão totalmente implementados.

Os estudos, que fazem parte da nova série de publicações “Acordos Comerciais” da Secex, e também apresentam estimativas e setores com potencial de ganho, tendo destaque os setores de produtos de carne, produtos alimentícios, equipamentos de transporte e químicos.

A nova série de publicações faz parte do esforço de adoção de boas práticas regulatórias e transparência no comércio exterior e está em linha com os preceitos da Lei de Liberdade Econômica.

Os próximos trabalhos a serem publicados são os estudos de impacto de acordos comerciais com Indonésia e Vietnã, atualmente em consulta pública aberta para participação da sociedade.

Os trabalhos estarão disponíveis na página de Publicações da Secex, e os estudos de impacto individuais para cada país, na página de Acordos Comerciais do Siscomex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *